Prefeitura investe R$ 85 mil em semáforos

Aparelhos serão implantados na Itacolomi com Ivaí e em dois trechos da Wilson Foz; esquema de rotatória ajudou a diminuir custos

Dentro dos próximos quinze dias, Votuporanga terá mais três semáforos funcionando pelas ruas. O anúncio foi feito na manhã de ontem pelo secretário de Trânsito, Transporte e Segurança, Alberto Casali, em coletiva de imprensa.

Ganham semáforos as ruas Itacolomi com Ivaí, sendo que os trechos dos cruzamentos das ruas Itacolomi/Pernambuco, Itacolomi/Ivaí e Itacolomi/General Ozório receberá a sincronia “Onda Verde” (assim como já ocorre nos semáforos instalados na rua Paraíba). Casali explicou que o local também terá semáforo de pedestre, que indica para o motorista o momento exato para o transeunte passar (e vice-versa).

A avenida Wilson de Souza Foz também terá os aparelhos, fazendo sincronia (semelhante a uma rotatória) no cruzamento com a 9 de julho, e Targino Granja próximo à Acre. A cidade é a única a implantar no mundo o sistema de rotatória. Em Araraquara a medida foi inédita e já apresenta resultados. Em dois anos, foram reduzidos em 60% os acidentes graves e em 50% as mortes no trânsito.

“A instalação de semáforo na Wilson Foz é uma solicitação antiga, pois na escola Faustino existe a entrada e saída de alunos diariamente. A medida se fez necessária”, falou.

Os semáforos da Wilson Foz terão e serão 42s em sinal verde, 3s amarelo e 15 s vermelho, que totalizam 60 segundos.

O custo dos três aparelhos está estimado em R$ 85 mil. Casali disse que o valor poderia ter sido maior, caso não fosse pensada uma estratégia de fluidez na avenida Wilson de Souza Foz – no caso a rotatória. “Na Fioravante Davanço, por exemplo, para dar maior segurança na avenida, teremos sinalização de “Pare”, além de não ser pelo sistema Onda Verde”, falou.

Na Wilson Foz com 9 de julho, mais mudança. Os semáforos serão instalados 15 metros depois da faixa de retenção (nas cores branca e vermelha), ou seja, terá um espaço para que o pedestre atravesse com segurança. Além disso, a proposta do espaço antes dos aparelhos visa impedir que acidentes sejam registrados.

A cidade tem, a partir de agora, 35 semáforos. Karolline Bianconi/A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password