Prefeitura investe em sinalização vertical para reduzir acidentes

Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança está instalando placas em toda a cidade; expectativa é de colocar mais de 1.500

A Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança, está investindo na melhoria da sinalização vertical da cidade para garantir informações aos motoristas e pedestres e também reduzir o número de acidentes. O trabalho consiste na instalação de placas de regulamentação, advertência, identificação e orientação e educativas. Ao todo, já foram instaladas 750 placas este ano e esse número deve chegar a 1.500 até dezembro. Em 2014, foram 1.300 dispositivos.

Segundo o secretário, Antônio Alberto Casali, o investimento é importante para garantir mais segurança no trânsito. “É uma ação importante para que contribui para diminuir conflitos e acidentes de trânsito, além de cumprir o que prevê o Código Brasileiro de Trânsito. E resultado tem sido positivo. No mês de maio, por exemplo, a redução de acidentes chegou a 45%, em comparação ao mesmo período do ano passado. Nossa cidade é uma das mais bem sinalizadas do Estado”, afirmou.

Entre as placas instaladas estão as de regulamentação, que informa os usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias urbanas, como de parada obrigatória, estacionamento, velocidade, sentido, entre outras; e também as de advertência que alerta sobre condições potencialmente perigosas, obstáculos ou restrições existentes, como lombada, curvas, semáforos, área escolar, etc.

Casali também destacou a instalação de placas educativas, as azuis, que têm a função de educar os usuários da via quanto ao comportamento adequado e seguro no trânsito.  “Instalamos 15, mas iremos intensificar no segundo semestre”, disse. Os dispositivos ficam junto às lombofaixas e faixas de pedestre.

Outro investimento importante foi em placas de identificação e orientação, instaladas em pórticos nas principais vias de Votuporanga, que indicam ao condutor a direção que deve seguir para chegar determinados lugares, orientando o percurso, como a Prefeitura, Santa Casa, Câmara Municipal, entre outros. “Foram colocadas 21 neste ano. Acreditamos que além da informação que traz, principalmente para os visitantes, a cidade fica mais didática”, disse Casali.

Placas de ruas

É responsabilidade também da Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança a instalação de placas de denominação de ruas. Neste ano, foram mais de 100 dispositivos. “Faremos uma oferta pública e a empresa ganhadora se comprometerá em arrumar em torno de 120 placas  por mês que estão deterioradas, além de colocar mais 15 placas mensalmente”, explicou o titular da pasta.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password