Prefeitura expande projeto de educação no trânsito para Cemeis

Crianças de quatro e cinco anos aprendem o significado da sinalização das ruas e, principalmente, a respeitar as leis 

Dentro da sala de aula, a professora do Centro de Educação Municipal de Ensino Infantil (Cemei) Professora Aracy Panazzolo de Mattos, inicia o trecho de uma música: “motorista, olha o poste. Não é de borracha, vai bater”.

É assim que começa a aula da maquete “Minicidade”, que faz parte do projeto “Se essa rua fosse minha…” e que transforma os alunos em cidadãos conscientes de seus deveres e direitos como participantes ativos no trânsito.

A Prefeitura de Votuporanga expandiu neste ano o projeto para as unidades de ensino infantil, depois de bons resultados nos Centros de Educação Municipal (CEMs). Na maquete, os alunos da rede municipal são os veículos, agentes de trânsito, ciclistas e descobrem a importância de respeitar as leis de trânsito. 

A professora do Pré I, Nayara Fernandes, destacou que iniciar a educação no trânsito no ensino infantil auxilia na cidadania. “Procuramos trabalhar de forma lúdica o tema, onde pode estacionar, as placas”, explicou.

Luiza Jorge Zapelli, de cinco anos, falou que adora as aulas. “Eu acho importante o projeto, porque quem não respeita o trânsito, leva multa”, disse.

Leonardo Pelarin, de cinco anos, explicou o que acontece com os motoristas que param em estacionamento irregular. “A polícia multa e pode prender (o carro). É muito sério”, afirmou.

Do lado de uma sinalização de parada obrigatória, Felipe Felício, também de cinco anos, falou que ensina os pais sobre as placas.

 

A secretária de Educação, Silvia Rodolfo, ressaltou a importância deste projeto na rede municipal. “Os estudantes aprendem sobre organização do espaço e reconhecem o trânsito como um processo social democrático onde todos são responsáveis. Conscientizar as crianças só traz benefícios porque elas repassam as informações para os pais e, principalmente, porque serão motoristas mais atenciosos”, destacou.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password