Prefeitura entrega CEMEI “Amélia Lucinda de Jesus” totalmente remodelado

A Prefeitura de Votuporanga, através da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo, inaugurou no início da noite de ontem, mais uma unidade escolar reformada e ampliada.

O CEMEI “Amélia Lucinda de Jesus”, no bairro Pró-Povo atualmente atende 159 crianças, de zero a cinco anos, com as melhorias o Centro de Educação Infantil poderá atender até 200 alunos.

Com a entrega das obras, o CEMEI Amélia Lucinda passará a contar 1.175 m2, um aumento de 287 m2, em um terreno de 2.297 m2. A unidade ganhou duas novas salas para abrigar o berçário e o maternal, todas com solários e dois vestiários, além da ampliação do pátio coberto, refeitório, cozinha, sala dos professores e secretaria/atendimento.

Na parte superior, o CEMEI passará a ter uma área recreativa com salas multimídia, de dança, brinquedoteca, banheiros e pátio coberto para atividades. A escola ganhou ainda pista de motoca, playground, duchas recreativas, além de mobiliário e aquisição de novos brinquedos pedagógicos.

Amélia Lucinda de Jesus

Nascida em 21 de julho de 1912, faleceu aos 77 anos de idade. Ficou órfão de pai aos sete anos e de mãe aos 12 anos. Casou-se com Jerônimo Figueira da Costa, aos 16 anos. Foi mãe de dez filhos, sendo que os dois primeiros faleceram ainda crianças.

Ficou viúva em 1952 na companhia de oito filhos: Idemando Figueira da Costa, Joaquim Figueira da Costa, Zaíra Lucinda de Jesus, Vandira Figueira da Costa Zacarias, Ercília Lucinda de Jesus Pereira, Devanir Figueira da Costa, Diorandi Figueira da Costa e Jerônimo Figueira da Costa Filho. A partir daí as dificuldades apareceram, mas com o seu trabalho doméstico lutou e conseguiu com dignidade e sacrifício estudar os filhos.

Foi uma pessoa que soube realizar os sonhos dos filhos, viveu sempre em união e harmonia com a família, dando a sua palavra de afeto e experiência.

Discursos

 

Durante a inauguração, o prefeito Junior Marão anunciou que irá entregar outra creche. Até o final do ano, a promessa é que sejam inauguradas mais três.

Marão afirmou  que está ampliando as unidades escolares para atender 100% de demanda de crianças nas creches. “Hoje temos 100% de alunos no Ensino Fundamental”, destacou.

 

Ele enfatizou que Votuporanga é a capital da educação. “Estamos atingindo resultados melhores e importantes na educação, que é tratada como prioridade pelo município”, ressaltou.

 

A secretária de Educação, Cultura e Turismo, Eliane Baltazar Godoi, afirmou que os investimentos nas unidades são os maiores exemplos de que a administração municipal respeita as crianças.

 

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal, Mehde Meidão Slaiman Kanso, disse que a unidade é uma das mais importantes obras do bairro Pozzobon. “É uma grande conquista para a comunidade deste setor tão importante de nossa cidade”, destacou.

 

O médico Joaquim Figueira da Costa falou em nome da família da homenageada. Agradeceu o prefeito e disse que Votuporanga cresceu em quatro anos o que evoluiria em décadas. Afirmou que há obras em todos os cantos do município.

 

Dr. Joaquim também contou de sua relação com o bairro e disse que a homenageada Amélia Lucinda fazia de seu lar, uma pequena creche.

A professora Silvia Letícia de Faria não segurou a emoção e falou que trabalhar em uma escola equipada parecia um sonho. “Neste bairro, zona periférica, com estes investimentos, parece utopia. Mas é a nossa realidade”, concluiu.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password