Prefeitura discute ações de combate a dengue

A intenção é intensificar ainda mais os trabalhos para conter o avanço da doença e conscientizar a população sobre a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito

Na manhã desta segunda-feira (28), o prefeito em exercício Waldecy Bortoloti comandou uma reunião com diversos setores da Prefeitura para tratar das ações de combate a dengue em Votuporanga. A intenção, nos próximos dias, é intensificar ainda mais os trabalhos para conter o avanço da doença e conscientizar a população sobre a necessidade de eliminar os criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.

A reunião contou com a presença dos secretários municipais de Obras, Waldir Petenucci; de Gestão Administrativa, Miguel Maturana; e de Assuntos Jurídicos, Mário Fernandes Júnior; da secretária em exercício da Saúde, Vera Dorigão Guimarães, entre outros. Até o momento, Votuporanga registra 1.984 casos.

Desde janeiro, o Secez (Setor de Controle de Endemias e Zoonoses), ligado à Secretaria de Saúde, já realizou o bloqueio de criadouros em mais de 52 mil imóveis e bloqueio de nebulização em mais de 10 mil casas. Além disso, contratou mais funcionários e firmou parceria com o Tiro de Guerra para trabalhar no controle da dengue.

Em visitas domiciliares, os agentes de saúde mantêm uma campanha permanente de combate a dengue. Houve também ações de bloqueio de nebulização ambiental nos bairros Pozzobon, Parque das Nações, Jardim Morini, Parque Rio Vermelho, Estação, Palmeiras I, Sonho Meu e Vila Marin. Em parceria com a Secretaria da Educação, a equipe do Secez também promove palestras e ações nas escolas municipais, como a troca de criadouros por brindes, entre outras.

A Prefeitura também vai abrir concurso público nos próximos dias para contratação de 30 agentes comunitários de saúde que vão reforçar a equipe da Secretaria de Saúde e intensificar os trabalhos. Uma ampla campanha de conscientização da população começará nos próximos dias, visando alertar a população sobre a importância de eliminar os criadouros.

A dengue é uma doença grave e que pode matar. Alguns sintomas são febre alta, dor de cabeça e dor atrás dos olhos. A melhor forma de prevenção é cuidar do ambiente para evitar focos de água parada onde ocorrem a proliferação do mosquito. Por isso, é fundamental medidas preventivas para deixar a casa segura.

Cidade Limpa

Votuporanga vai receber, de 12 a 23 de maio, o Projeto Cidade Limpa 2014, uma parceria da Prefeitura de Votuporanga e a TV TEM, emissora afiliada da Rede Globo. A iniciativa neste ano é um pedido do prefeito Junior Marão para diminuir o acúmulo de lixo e entulho nas casas e, consequentemente, colaborar para a diminuição de casos de leishmaniose e dengue no município.

O projeto tem o objetivo recolher entulho e outros materiais sem utilidade, além de conscientizar a população sobre os riscos provocados pelo acúmulo de lixo e entulho. Todos os bairros do município serão atendidos.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password