Prefeitura de Votuporanga capacita funcionários de obras

Objetivo é promover a inclusão digital para aqueles que não tiveram acesso às tecnologias da informação; atenção à saúde também está incluída na programação

A partir de agora equipe de agentes operacionais da Secretaria de Obras da Prefeitura de Votuporanga vão começar a viver um mundo novo. Ligar um computador não será mais um mistério. Ter um e-mail e navegar na internet não será algo impossível. Isso porque a Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Obras, está oferecendo aos funcionários que trabalham na manutenção de passeios públicos, reparos nas vias urbanas, em praças e áreas públicas da cidade, um curso de capacitação de informática básica.

Segundo o secretário de Obras, Waldir Petenucci, “sabemos que a maioria dos profissionais dessa área não tiveram oportunidade de adquirir conhecimento em informática. Então, propiciamos a oportunidade desse novo aprendizado. Isso contribui com a autoestima e valorização profissional, bem como, estabelece a cultura e o princípio de auto desenvolvimento nos funcionários”.

O curso é realizado no Espaço Empresarial às segundas, terças, quartas e quintas-feiras, das 16 às 17 horas, ministrado pela monitora Andreia Cristina Sales. “É importante receber essas pessoas como cidadãos que desejam se aprimorar e acompanhar o mundo atual. É uma chance que elas têm em começar um curso que não tiveram oportunidade de fazer em outro momento”, disse ela.

Pelo visto a tecnologia não espantou os servidores, Donizete Dam Mechi, de 58 anos, conta que não teve oportunidade de estudar e agora, com essa oportunidade de se aproximar do mundo globalizado, vai adquirir ainda mais conhecimentos de um jeito prazeroso, “é algo novo pra mim, já estou pensando em comprar um computador onde eu possa dar continuidade”, disse o funcionário.

Para Israel Aparecido do Carmo, de 47 anos, “essa oportunidade eleva a autoestima”, destaca. Outro funcionário, Reginaldo Garcia, de 27 anos, disse que “eu e meus colegas estamos muito motivados, com certeza com este curso vou me aperfeiçoar mais”. Outro depoimento foi do senhor Dagoberto Batista Miranda, de 52 anos, “queria aprender, mas não tinha tempo, pois chegava em casa cansado. Agora vai ser diferente. Graças a esta chance vou poder me atualizar”.

O curso básico de informática já capacitou duas turmas de servidores, totalizando 24 pessoas, e a próxima terá início no dia 17 de novembro. A intenção é oferecer a oportunidade a todos os colaboradores da Secretaria.

Além do conhecimento adquirido, os funcionários poderão apresentar os certificados ao RH da Prefeitura e garantir a oportunidade de progressão na carreira, com reajuste salarial somado ao final da avaliação de desempenho que acontece periodicamente. A progressão é válida em duas situações, tempo de serviço e participação em cursos de capacitação profissional ou de atualização, oficinas, palestras, etc.

Saúde do Homem

Além do curso oferecido, a Secretaria de Obras da Prefeitura de Votuporanga estabeleceu uma parceria com a Unifev através do curso de graduação em Medicina, que visa qualificar atenção à saúde da população masculina. As atividades já iniciadas são referentes ao controle e combate da hipertensão arterial, diabetes, câncer de próstata e doenças sexualmente transmissíveis.

Os atendimentos são realizados através de encontros agendados pelos próprios alunos de Medicina da Unifev. O próximo acontece no dia 12 de novembro, das 7h às 7h3, na USB II Dr. Gumercindo Hernandes Morales, do bairro São João.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password