Prefeito estuda projeto para regulamentar tração animal

Alunos do Sesi desenvolveram trabalho acadêmico que reduz impactos para os animais que ainda são utilizados como meio de transporte no município

O prefeito Junior Marão recebeu um projeto de alunos do 7º e 9º anos do Sesi (Serviço Social da Indústria), na manhã desta sexta-feira (18/11), que trata sobre algumas mudanças no transporte de tração animal. A iniciativa do trabalho acadêmico sugere redução de impactos dos animais que ainda são utilizados para esta finalidade no município.

A reunião também contou com a participação do presidente da Spavo (Sociedade Protetora dos Animais de Votuporanga), Leonardo Brigagão, eleito como vereador para a próxima legislatura.

O estudo elaborou um novo modelo de veículo, utilizando materiais mais leves que não agridem o animal. São autores do projeto: Gustavo Quatroqui (13 anos), Pedro Luan (13 anos), Pedro Lucas (12 anos), Marina Oliveira (13 anos), Ketlyn Goveia (14 anos) e Gabriela Pereira (14 anos). O analista de suporte em Informática do Sesi, Leandro Carbello, é o técnico da equipe local.

A pesquisa, elaborada pelo grupo durante quatro meses, levantou que há cerca de 70 animais conduzindo veículos do tipo carroça ou charrete em Votuporanga. “Algumas cidades já até proibiram transporte por meio de tração animal. Porém, a intenção aqui não é impedir, mas regulamentar o serviço para não prejudicar as famílias que utilizam este meio como forma de sustentar suas casas”, explicou Marão. “A ideia é utilizar este projeto dos alunos e agregar outros pontos relacionados à causa animal e enviar à Câmara para votação”, finalizou o prefeito.

 

Torneio de Robótica Sesi

O projeto dos alunos será apresentado na fase regional do Torneio de Robótica do Sesi que acontecerá em Catanduva no próximo dia 29. Batizado neste ano como Animal Allies (aliados animais, em português), o campeonato propõe aos competidores identificação de problemas de cooperação entre seres humanos e animais e o desenvolvimento de soluções inovadoras.

O Torneio de Robótica First Lego League (FLL) é um programa internacional voltado para crianças de 9 a 16 anos, criado para despertar interesse dos estudantes em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreira no ramo da engenharia, matemática e tecnologia. Por meio de uma experiência criativa, os competidores são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real de acordo com temas definidos anualmente.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password