Prazo para alistamento militar termina este mês

O prazo para alistamento militar de jovens que completam 18 anos este ano expira no próximo dia 28. De acordo com o Delegado de Serviço Militar de Votuporanga, Tenente Gilson Domingues Mota, “o alistamento militar é obrigatório para todos os cidadãos que já completaram ou irão completar 18 anos neste ano de 2013, e deve ser feito na Junta de Serviço Militar, situada à Rua Minas Gerais, nº 3612, no centro. O horário de atendimento ao público é de segunda à sexta-feira das 8h às 16 horas”.

 

O alistamento é feito mediante a apresentação dos seguintes documentos: Certidão de Nascimento (original e xérox); duas fotos 3×4 recentes (não pode ser instantânea); xérox do comprovante de residência; xérox do atestado ou histórico escolar; RG e CPF. Quem não se apresentar até a data limite pagará multa e, se convocado, prestará o Serviço Militar apenas no ano seguinte, ficando em débito com o Serviço Militar até a sua regularização.

 

 

No ato do Alistamento Militar, o cidadão recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM) com a indicação de uma data para retornar à Junta de Serviço Militar para tomar conhecimento de sua situação militar. Em Votuporanga, em média 700 jovens se alistam anualmente, sendo que grande parte dos inscritos são dispensados por excesso de contingente e tornam-se automaticamente parte da reserva das Forças Armadas nacionais, recebendo o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI). Sem ele, o cidadão não consegue a emissão do passaporte para viagens ao exterior, registro com carteira assinada, matricular-se em faculdades, tomar posse em concursos públicos, candidatar-se a cargos políticos, etc.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password