Ponto de vacinação contra a raiva permanecerá na Vigilância Ambiental

Medida foi adotada devido ao baixo número de cães e gatos vacinados nesta campanha; posto estará em funcionamento das 8h às 13h até o fim de novembro

Devido à baixa adesão da população à campanha de vacinação antirrábica realizada em Votuporanga nos dias 11 e 18/10, o Setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez) da Secretaria Municipal de Saúde irá prorrogar a ação. Entre os dias 20 de outubro e 21 de novembro, um posto de vacinação permanecerá no prédio da Vigilância em Saúde, das 8h às 13h para os animais que ainda não foram imunizados. A vacina é segura e gratuita.

A vacina foi oferecida em 25 postos distribuídos pelas zonas norte e sul de Votuporanga e imunizou 3.670 animais, sendo 3.309 cães e 361 gatos. O veterinário da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Élcio Sanches Esteves Júnior diz que o número de vacinados foi bem abaixo das expectativas, haja vista que a previsão era vacinar em média outros três mil animais. “A vacina de raiva no animal é a única forma de prevenção da doença, que é mortal para todos os mamíferos inclusive o homem, lembrando que foram encontrados animais contaminados em Paulo de Faria e Rio Preto, portanto, o vírus circula nas proximidades. É preciso redobrar os cuidados”, destaca o veterinário.

A raiva é transmitida principalmente pelos morcegos e não há como impedir o contato com os animais domésticos, para tanto a necessidade de manter o animal vacinado, sobretudo o gato, que tem instinto de caça.

A Vigilância Ambiental está localizada na rua Santa Catarina nº 3935. Mais informações pelo 0800 770 9786.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password