Pólio:Campanha vacina mais de 2 mil crianças em uma semana

Quem tem criança entre seis meses e menores de 5 anos em casa precisa ficar atento, a Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite vai até o dia 31 de agosto. A ação foi iniciada no último sábado (15), com o dia D. De lá para cá 2.050 crianças foram vacinadas nas 13 unidades de saúde e policlínica de Votuporanga por meio da Secretaria Municipal de Saúde.
Este número representa 48,14% do total de crianças a serem imunizadas no município – que é de 4.270 crianças. A meta do Ministério da Saúde para esta campanha é atingir 95% do público-alvo.
Além da vacina contra pólio, a campanha também inclui as outras vacinas previstas para crianças de até 5 anos no calendário vacinal básico. Os profissionais de saúde são orientados a avaliar a caderneta infantil e a alertar os pais para imunizações vencidas ou em atraso. As doses atrasadas poderão ser aplicadas no mesmo dia ou agendadas para uma data mais adequada, segundo o Ministério da Saúde.

O Brasil é referência mundial em vacinação e o Sistema Único de Saúde (SUS) garante à população brasileira acesso gratuito a todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Atualmente, são disponibilizadas pela rede pública de saúde, 17 vacinas que integram o Calendário Nacional e combatem mais de 20 doenças, em diversas faixas etárias.

Pólio
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia irreversível, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada pelo poliovírus e a infecção se dá, principalmente, por via oral.

Brasil
Ao todo, 16 milhões de doses contra a pólio, também conhecida como paralisia infantil, foram distribuídas pelo Brasil. A meta do governo é vacinar 12,7 milhões de crianças.

Esquema da vacinação de pólio
A vacinação contra poliomielite funciona da seguinte forma: aos 2 e aos 4 meses de idade, os bebês devem tomar a vacina inativada de poliomielite (VIP), que é injetável. E aos 6 meses, 15 meses e 4 anos, devem tomar a vacina oral de poliomielite (VOP), que é a gotinha distribuída durante a campanha.
Todas as unidades de saúde e policlínica de Votuporanga estão abertas de segunda à sexta-feira, das 7h às 17h.

Créditos da matéria: Diário de Votuporanga

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password