dom, 04 de maio de 2025

Polícia Civil prende criminoso mais violento do roubo a shopping

A Polícia Civil está a poucos dias de encerrar a investigação sobre o roubo no shopping Iguatemi, em Rio Preto. O crime aconteceu na noite de 14 de janeiro. Criminosos armados invadiram uma joalheria, fizeram funcionários reféns e fugiram com várias joias que estavam no cofre. Na mesma noite, dois suspeitos foram presos durante uma perseguição policial.

“No início sempre teve uma perspectiva de que seria de 10 a 12 roubadores. Sete ingressaram e os restantes teriam ficado dando guarita. Hoje nós chegamos à conclusão de que foram 10 roubadores que realizaram todo o crime e a logística criminosa aqui no roubo do shopping”, informou o delegado Paulo Buchala Júnior, que coordena as investigações.

Segundo o delegado da Deic, no curso dos trabalhos, nove suspeitos foram identificados, todos estão com as prisões temporárias decretadas.

Na última quarta-feira (9), equipes da Deic de Rio Preto foram até a baixada santista e com apoio da Deic de Santos efetuou a prisão de um outro integrante que até então era desconhecido de todas as investigações.

“Já tinha mandado de prisão expedido. Há quase dois anos ele estava escondido na baixada santista e veio a praticar o crime. De todos, é o mais violento, que subtraiu as armas dos seguranças e chegou até a agredir alguns”, afirmou.

A prisão do criminoso foi efetuada na quarta-feira de manhã (9). Nesta sexta-feira (11) ele foi trazido para a Deic de Rio Preto. As roupas que ele usou no crime também foram apreendidas. As filmagens auxiliaram na identificação do homem.

A Polícia Civil trabalha agora para identificar o décimo envolvido.

“No momento em que ele foi colocado na carceragem da delegacia em Santos, ele próprio arrancou os cabelos para tentar dificultar de modo que ele não seria reconhecido, mas esse não é o fato principal. Tem outros elementos de prova que comprovam a participação dele”.

O roubo

Na noite do crime três criminosos armados com revólver e fuzil entraram em uma joalheria do Shopping Iguatemi, renderam funcionários e levaram várias joias que estavam no cofre. Eles saíram do local puxando uma funcionária pelo braço.

A ação dos criminosos foi rápida e causou pânico entre lojistas, trabalhadores e clientes. Um estampido semelhante a um tiro de arma de fogo foi ouvido pelos corredores.

Imagens do circuito de segurança interno do shopping foram rapidamente divulgadas e compartilhadas. No vídeo, os bandidos aparecem vestindo casacos, bonés e chapéus. Um deles entra na loja empurrando o comparsa armado em uma cadeira de rodas.

Policiais do 9º Baep e agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) agiram rapidamente. Ninguém se feriu.

Dois carros usados pelos suspeitos foram abandonados em uma estrada de terra próximo ao centro de compras. Dois suspeitos foram presos horas depois, com joias, em uma rodovia de Americana (SP).

Gazeta de Rio Preto

Compartilhe!