Pista de aeromodelismo começa a ser construída na próxima semana

Da Redação


O prefeito Junior Marão esteve reunido na manhã de ontem com representantes da Associação Votuporanguense de Aeromodelismo (AVA) para anunciar que a terraplanagem na área onde será construída a nova pista começa na próxima semana e deve ser concluída dentro de 15 dias.
A ação será o pontapé inicial para a concretização de um sonho antigo dos aeromodelistas de Votuporanga. “Há 20 anos procurávamos uma área que estivesse dentro de todas as normas de segurança onde pudéssemos receber equipes de aeromodelismo de diversas cidades e até de outros estados. Agora, com a terraplanagem, é o início da concretização de um sonho”, afirmou o presidente da Associação, Adriano Manzano de Oliveira.
Também participaram da reunião os secretários de Desenvolvimento Urbano, Jorge Seba; de Obras, Waldir Petenucci; o gestor de meio ambiente da Saev Ambiental, Gustavo Gallo Vilela; o topógrafo da Prefeitura, Vanderlei Carminatti; e o vereador Serginho da Farmácia, um dos grandes apoiadores da AVA. 
Em maio deste ano o prefeito Junior Marão havia anunciado a concessão de uso de parte da área institucional no 6º Distrito Empresarial para a AVA poder construir a pista. Ainda como incentivo, a Prefeitura se responsabilizou pela terraplanagem e posteriormente fornecerá a pavimentação da pista. “O local é excelente e não oferecerá problema algum com a segurança tendo em vista que fica às margens de uma área de preservação permanente”, explicou o prefeito.
O espaço de cerca de 19 mil m² abrigará um aeródromo e a pista nos padrões indicados pela Confederação Brasileira de Aeromodelismo (Cobra) que poderá ser utilizada por praticantes do esporte. Até então, o grupo não tinha um local fixo e adequado para o esporte. A partir de o momento que a pista estiver pronta o município estará apto a sediar grandes competições na modalidade. Em cidades da região, eventos chegam a atrair cerca de 4 mil pessoas e pilotos de todo o Brasil. 
Para atender as necessidades dos pilotos, a obra deve contemplar uma pista asfáltica de 210 metros por 11 de largura, que ofereça segurança tanto aos praticantes quanto para empreendimentos ao entorno, além de um hangar e alambrado. Dessa forma, não pode haver proximidades com redes de energia, casas, rodovias e outros obstáculos de solo. A área também será cercada e terá espaço destinado ao público que queira prestigiar os futuros eventos que o novo espaço sediará.
“A equipe de aeromodelista de Votuporanga é convidada para ir em todos os eventos e é muito respeitada. Até o momento não tínhamos como retribuir este reconhecimento convidando outras equipes para eventos na nossa cidade porque não tínhamos uma pista apropriada. Nos últimos anos, percebemos o apoio maior das lideranças locais com esta causa e agora conseguimos este excelente terreno que começa a receber a terraplanagem semana que vem”, destaca o presidente da AVA.
A associação foi fundada em abril de 2005 para se profissionalizar e conta, atualmente, com mais de 40 integrantes. “O interessante do Aeromodelismo é ser acessível para todas as idades. Temos filhos e parentes de praticantes que mostram um grande talento no esporte. Acredito que em Votuporanga tenhamos mais de 200 aeromodelistas, mas eles foram se afastando por falta da estrutura. A pista nos ajudará a descobrir praticantes com talento para levar o nome de Votuporanga a grandes campeonatos”, observa o vice-presidente da AVA, Arivaldo Perineli.
Ele lembra as dificuldades enfrentadas pelos competidores locais. “A gente tem que contar com a boa vontade de sitiantes para nos ceder o espaço e, às vezes, precisamos sair e procurar uma nova área e construir toda a pista novamente”. 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password