Pesquisador do Instituto Ayrton Senna participará de Congresso em Votuporanga

Ricardo Paes de Barros é economista-chefe do Instituto Ayrton Senna; foi subsecretário da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) e pesquisador do IPEA

Conhecido internacionalmente como um dos mais importantes formuladores de políticas públicas contra a desigualdade social e pela educação, Ricardo Paes de Barros, estará em Votuporanga no dia 23 de julho. O economista-chefe do Instituto Ayrton Senna integrará a mesa redonda sobre “Educação Socioemocional e Aprendizagem na Escola” do 3º Congresso Internacional de Educação, promovido pelo Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo – ADE Noroeste Paulista.

Ricardo Paes de Barros foi subsecretário da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) e pesquisador do IPEA. Atualmente, coordena pesquisas na área de políticas públicas de educação pelo Instituto Ayrton Senna por meio do eduLab21, um laboratório de inovação dedicado à produção e disseminação de conhecimento científico para a melhoria da educação pública no Brasil. Constituído por uma rede multidisciplinar de parceiros ao redor do mundo, o eduLab21 tem como missão contribuir para que todas as crianças e jovens tenham acesso a uma educação que prepare para a vida no século 21.

A coordenadora executiva do Arranjo do Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo e Secretária da Educação de Votuporanga, Sílvia Cristina Rodolfo, destaca a importância da presença de Ricardo Paes de Barros no congresso. “Ele tem um rico conhecimento sobre a educação brasileira e irá colaborar muito para nosso debate durante o Congresso”.

O Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos que, há 20 anos, trabalha para ampliar as oportunidades de crianças e jovens por meio da educação. Com a missão é levar educação de qualidade para as redes públicas de ensino no Brasil, atua em parceria com gestores públicos, educadores, pesquisadores e outras organizações para construir soluções concretas para os problemas da educação básica que ainda existem no País.

Mesa Redonda

No debate em que Ricardo Paes de Barros estará, participarão também Emilia Cipriano, Doutora em Educação pela PUC/SP, Mestre em Psicologia da Educação – PUC/SP, Especialista em Desenho e Gerência de Políticas Públicas e Programas Sociais INDES – Instituto Interamericano para o Desenvolvimento Social e BID – Banco Interamericano para o Desenvolvimento-(300 horas), Pedagoga, Assistente Social e Professora; e ainda Geraldo Peçanha de Almeida, Professor Doutor Titular da Universidade Estadual do Paraná, se ocupa do ofício de escrever livros tanto para crianças como para educadores e, vez ou outra, escreve também livros de autoconhecimento.

Ricardo Paes de Barros

Ricardo Paes de Barros (Instituto Ayrton Senna) é economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna no Insper. Foi subsecretário da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE) e pesquisador do IPEA.

É engenheiro eletrônico pelo ITA, mestre em estatística pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Doutor em Economia pela Universidade de Chicago e pós-doutorados por Chicago e pelo Centro de Crescimento Econômico da Universidade de Yale, onde foi professor convidado de 1990 a 1996. Foi diretor de Estudos Sociais do IPEA de 1999 a 2002. É membro da Ordem Nacional do Mérito Científico (2005) e da Academia Brasileira de Ciências (2009). Recebeu prêmios como o Haralampos Simedionis (1995 e 2000), Mario Henrique Simonsen (2000) e Prêmio Celso Furtado (2012).

Suas pesquisas são nas áreas de desigualdade social, educação, pobreza e mercado de trabalho, no Brasil e na América Latina.

O Congresso

Mais de 1 mil profissionais do ensino municipal de 39 cidades da região Noroeste Paulista são aguardados para o 3º Congresso Internacional de Educação, que será realizado em Votuporanga nos dias 22, 23 e 24 de julho. Com o tema “Habilidades e Competências para a Educação”, o evento é uma iniciativa do Arranjo do Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo – ADE Noroeste Paulista, do  Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Estado de São Paulo (IFSP) – Campus Votuporanga, do Centro Universitário de Votuporanga (Unifev) e da Associação dos Municípios da Araraquarense (AMA).

Tem o apoio do Ministério da Educação e ainda do Somos Educação, Multimídia Educacional, Foccus Educação e Tecnologia, Soluções Modernas, Wak Editora, British Council, Instituto Ayrton Senna, Senac, Oficina Municipal- Escola de Cidadania e Gestão Pública, Apraeco e Planeta Educação. 

Informações

Mais informações sobre o 3º Congresso Internacional de Educação pelo telefone (17) 34059750 com Eliana Breyer. A programação completa está disponível no site http://www.congressointereduca.com.br

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password