Patrimônio Velho ou Centro de Votuporanga

Bairro foi criado na década de 70 e é um dos mais importantes do município com a maioria dos estabelecimentos comerciais

O bairro Patrimônio Velho foi criado em 1970, sendo considerado um dos mais importantes de Votuporanga por concentrar a maioria dos estabelecimentos comerciais, bancos, farmácias e outras prestações de serviços. Para se ter uma ideia do desenvolvimento econômico que a região traz, estão inscritos 1162 estabelecimentos comerciais no Sistema de Administração Tributária da cidade no local.

Quem chegou a Votuporanga em 1945 e logo foi morar no bairro foi Etelvina Leite Viana, filha de João Gonçalves Leite, o segundo prefeito da cidade. Aos 83 anos, Vina, como é chamada, conta como era o bairro naquela época, mesmo antes dele ser oficialmente registrado pela Prefeitura.

“Não tinha muitas casas, havia muitas plantações de mandioca e milho, o pessoal aproveitava para plantar e consumir depois.Não tinha nem energia elétrica, e a água era de um poço. Tínhamos uma bomba no poço que puxava a água. A energia chegou só dali uns anos”, contou.

Vina disse que, quando seu pai foi prefeito, ele trouxe a rede de água e começou a fazer as guias da rua Amazonas. “O asfalto chegou bem depois. Em 1948 fiquei noiva e comecei a construir a casa onde moro, em 1949 me mudei e estou até hoje aqui”, disse.

A igreja da Matriz também não existia ainda, Vina se casou na capela que existia antes da construção da igreja. “Acompanhei tudo de perto, a construção da Matriz, as quermesses que eram feitas para arrecadar recursos para ajudar nas obras. Os padre eram do Rio Grande do Sul, por isso ela tem essa arquitetura diferente”.

Vina também se lembra da construção do “Ginásio”, onde atualmente funciona a Unifev. “Sinto­me muito feliz em morar aqui e fazer parte desta história. A partir daqui, Votuporanga cresceu e ficou muito bonita, tornando-­se uma referência na região”. Isabela Jardinetti/A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password