Paróquia Matriz comemora 70 anos dia 22

As celebrações se iniciarão às 9h, com uma Sessão Solene da Câmara Municipal na Igreja

No próximo dia 22, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Votuporanga comemorará os 70 anos de criação. As celebrações se iniciarão às 9h, com uma Sessão Solene da Câmara Municipal na Igreja Matriz. Na ocasião, o padre Gilmar Margotto receberá uma Insígnia de Honra ao Mérito por seus serviços prestados à Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

A grande celebração desses 70 anos de história acontecerá às 10h, com Missa Solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Tomé Ferreira da Silva, e concelebrada pelo padre Gilmar, além de demais padres da cidade e região. Após a Santa Missa, será realizado um almoço de confraternização no AABB (Associação Atlética Banco do Brasil). Os ingressos estão sendo vendidos a R$ 20.
Segundo o padre Gilmar Margotto, ao longo deste ano de 2013, foram realizadas diversas ações para celebrar essa data especial. Dentre as atividades, estão: a elaboração da revista e do vídeo dos 70 anos, a inauguração da Galeria de Fotos dos Ex-Párocos, a confecção do selo comemorativo do jubileu, a nova iluminação externa da Igreja e diversos momentos de recordação. Para outras informações, está disponível o telefone: 3421-6245.

A Paróquia
Criada no dia 22 de dezembro de 1943, pelo Dom Lafayette Libanio, foi desmembrada a paróquia de Cosmorama, e instalada três dias depois, em 25 de dezembro, a Paróquia de Votuporanga, em que teve como primeiro padroeiro: São Pascoal Bailão. A grande devoção dos votuporanguenses pela padroeira do Brasil fez com que em 1947 o mesmo bispo confiasse a paróquia à proteção de Nossa Senhora Aparecida.
A paróquia teve como primeiro pároco, o frei Francisco Xavier e desde 2011 é administrada pelo padre Gilmar Margotto. Esta foi a primeira paróquia a ser criada na cidade, e a partir dela foram surgindo as demais.
A paróquia teve como párocos três padres estrangeiros: um holandês, padre Arthur Horsthuis, um padre alemão, João Schulterwalter, e um italiano, padre Nino Carta.
Um grande marco nestes 70 anos foi a construção da Igreja Matriz, cartão postal de Votuporanga, que foi inaugurada em 1958. A paróquia é a única da região com duas torres.
De acordo com Gilmar, ao longo desses anos, foram realizadas inúmeras atividades, com destaque para as Missas Solenes, encontros, retiros, quermesses e leilões. “Muitas crianças e adultos receberam os sacramentos do Batismo, Eucaristia, Penitência, Crisma, Matrimônio, Unção dos Enfermos e muitas ordenações diaconais e presbiterais”, declara.
A Paróquia se destaca também na área social, mantendo a Comunidade Assistencial Irmãos de Emaús, que acolhe muitos moradores em situação de rua, além do combate a desnutrição e mortalidade infantil desenvolvida pela Pastoral da Criança e o trabalho dos Vicentinos que auxiliam as famílias carentes.

 

Paola Munhoz – Diário de Votuporanga

Foto: Glauce Sereno

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password