Panetone de Natal pode ser feito em casa

Uma das principais e mais características receitas de Natal, o panetone de frutas arranca o suspiro de qualquer pessoa ao ser saboreado. E, ao contrário do que pode parecer, ele pode ser feito em casa e ter a mesma qualidade do produto encontrado no supermercado e ainda mais saudável, já que não conta com conservantes.

 

Felipe Benjamin Abrahão aprendeu a preparar o pão natalino com o avô, fundador da rede de padarias Benjamin Abrahão e conhecido por compartilhar seus conhecidos gastronômicos em programas de TV, na década de 1990. Com a mesma disposição, o jovem chef ensina o caminho das pedras para deixar o preparo do panetone descomplicado, com uma receita tradicional com recheio de frutas secas, criada há 30 anos.

 

Panetone de frutas

 

Ingredientes
500 gramas de farinha de trigo
25 gramas de fermento biológico fresco
100 gramas de margarina
100 gramas de açúcar
5 gemas
5 gramas de sal
30 gramas de mel
2 colheres (de sobremesa) de essência de panetone
200 gramas de frutas cristalizadas
150 gramas de uvas passas
Meio copo (tipo americano) de leite

 

Modo de preparo
Faça uma massa com fermento, 100 gramas de farinha de trigo e um pouco de leite, cubra e deixe descansar por 20 minutos. Depois desse tempo, acrescente o restante dos ingredientes, com exceção da farinha e do leite. Misture bem, coloque farinha e mexa, acertando o ponto com o leite. Passe óleo sobre a mesa e acrescente as frutas cristalizadas e uvas passas. Divida a massa em duas partes e coloque nas formas para panetone. Deixe crescer por 40 ou 50 minutos, até dobrar de volume. Em seguida, faça um corte em formato de cruz em cima do panetone e leve para assar em forno pré-aquecido a 180 graus por 40 ou 50 minutos.

 

Na aba de fotos, veja o passo a passo com o preparo detalhado, além de truques, da receita que rende dois panetones de 500 gramas.

 

 

Agência Hélice
Terra

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password