Outubro Rosa: Unidades de Saúde preparam a intensificação de ações contra o câncer

Detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero é o objetivo principal do Outubro Rosa; Dia D acontece no dia 24 em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h 

A partir do próximo mês, começa o “Outubro Rosa”. Neste período, todas as unidades de saúde e policlínica de Votuporanga intensificarão as ações para detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico da mama e a mamografia. Para o controle do câncer de mama, é recomendado que as mulheres realizem exames periodicamente, mesmo que não tenham alterações.

Os profissionais das unidades estão se preparando para orientar as pacientes sobre a prevenção do câncer de mama, que consiste na realização de autoexame das mamas, mamografia (se necessário) e exame de papanicolau. A enfermeira responsável pelos Programas de Saúde da Mulher, Karen Silva, diz que, de janeiro até agora, o SUS, através do Programa Mulheres de Peito, realizou 1.740 mamografias em mulheres de 50 a 69 anos, e em 2014, neste mesmo período – foram 90 exames a menos. “A adesão das mulheres é muito baixa e, infelizmente, é a maior causa de mortalidade ainda em mulheres no município de Votuporanga” – declara.

 

A Secretária Municipal de Saúde de Votuporanga, a médica Fabiana Parma, destaca o preparo da equipe e a importância de participar da campanha. “As enfermeiras e médicos das Unidades de Saúde espalhados por todos os bairros de Votuporanga estão habilitados a realizar o exame clínico das mamas. O câncer de mama existe, mas pode ser diagnosticado precocemente, melhorando a qualidade de vida de nossas mulheres”.

 

As Unidades de Saúde estão todas decoradas em rosa, com os funcionários vestidos da mesma cor para que toda mulher lembre-se da importância de se cuidar e prevenir a doença. “As equipes de Saúde estão dedicadas a atender a saúde da mulher neste mês de outubro, usando todos os meios para chamar a atenção”, conta Karen.

 

O dia D do Outubro Rosa será no dia 24 de outubro, data em que a Secretaria Municipal de Saúde intensificará nas unidades de saúde ações voltadas a prevenção do câncer de mama e colo de útero. “De modo geral serão realizadas atividades para o público feminino, com solicitação de mamografia e exame clínico das mamas, coleta de papanicolau, orientações sobre DST (doenças sexualmente transmissíveis), além de dicas e ações de beleza.”

Neste dia, as unidades estarão abertas das 8 às 17 h para que todas as mulheres tenham a oportunidade de se prevenir. “A cada ano que passa no mês de outubro temos uma melhor adesão. Em 2013, tivemos uma média de 850 atendimentos e no ano passado foram 1050 no dia D”, comemora Karen.

 

Outubro Rosa

O Outubro Rosa foi criado no início da década de 90, mesma época em que o símbolo da prevenção ao câncer de mama, o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovido anualmente em diversos países.

 

No Brasil, a primeira iniciativa em relação ao Outubro Rosa ocorreu em 02 de outubro de 2002, com uma inusitada intervenção artística. O Obelisco do Ibirapuera, local conhecido em São Paulo e originalmente chamado de monumento mausoléu do Soldado Constitucionalista, recebeu no dia uma iluminação cor-de-rosa. A iniciativa de iluminar o obelisco em homenagem ao Outubro Rosa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama com o apoio de uma empresa europeia de cosméticos. O governo brasileiro, através do INCA, passou a integrar a mobilização do Outubro Rosa a partir de 2010.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password