Outubro Rosa: mais de 800 mulheres são submetidas ao exame de papanicolau no Dia D

Secretaria de Saúde de Votuporanga faz balanço positivo do dia de intensificação da campanha; mulheres que não foram submetidas ao exame neste ano poderão procurar a Unidade até o fim de outubro

O último sábado, dia 25, foi o ponto alto da campanha “Outubro Rosa”, com a realização do “Dia D” realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio das 14 unidades de saúde de Votuporanga. Mais de 830 mulheres passaram pelo procedimento da coleta de papanicolau (exame preventivo ao câncer do colo de útero) durante todo o dia. Foram agendadas mamografias para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, bem como orientações relacionadas à saúde da mulher. As atividades da campanha continuam nas unidades de saúde até o final do mês.

Para a enfermeira responsável pelos Programas de Saúde da Mulher, Karen Silva, a campanha obteve um resultado satisfatório. “Tivemos uma boa adesão por parte das mulheres, verificamos que elas estão mais preocupadas com a saúde e conscientes sobre a necessidade de serem submetidas aos exames diagnósticos”, destaca Karen.

As unidades ainda organizaram ações voltadas a beleza e bem estar das mulheres que compareceram. Todas elas passaram pelo momento da beleza, com massagem, limpeza de pele e maquiagem, além do sorteio de brindes e café da manhã especial.

Câncer de Mama

No ano de 2012, 24 pessoas estiveram internadas por câncer de mama em Votuporanga. Desse total, nove delas foram à óbito. Em 2013 foram contabilizadas 28 internações e nove delas morreram em decorrência da doença.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha nacional que visa à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, duas das maiores causas de morte da população feminina no Brasil. Dados da Organização Mundial da Saúde de 2008 apontam que, todos os anos, no mundo inteiro, 500 mil mulheres são diagnosticadas com a doença, das quais cerca de 270 mil morrem.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password