Outubro Rosa: cerca de 1 mil atendimentos foram registrados

Ações preventivas ao câncer de mama e colo de útero movimentaram as unidades de saúde; coordenadora dos Programas de Saúde da Mulher avalia positivamente resultado da campanha.

Terminou na última quarta-feira (31/10), em Votuporanga, a programação do “Outubro Rosa”,  campanha de prevenção contra o câncer de mama e colo de útero. As ações da Secretaria Municipal da Saúde realizadas em todas as unidades de saúde e policlínica durante o mês totalizaram quase 1 mil atendimentos. Foram agendadas mamografias para mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, orientações sobre o autoexame das mamas foram repassadas por profissionais de saúde, além da coleta de papanicolau.

Karen Silva, enfermeira responsável pelos Programas de Saúde da Mulher comemora o resultado e afirma que o balanço foi positivo, já que neste ano o município contou com o reforço da Carreta do Câncer do Hospital de Amor, que permaneceu em atendimento no município entre os meses de julho e setembro. Neste período, a Unidade Móvel realizou mais de 3,1 mil exames. “Durante o Outubro Rosa foram realizados mais de 650 exames de Papanicolau, 235 mamografias solicitadas, além de 105 exames de testes-rápidos. Considerando o apoio nos dado pela Carreta do Câncer neste ano, podemos observar este número de atendimentos bastante expressivo, embora ainda é notório o número de mulheres que se encontram na faixa de idade de risco e não procuram a sua unidade para ser submetidas aos exames preventivos”, alerta.

Em cada ação, pacientes, usuários da rede e familiares que integraram à campanha levaram a mensagem de que o cuidado com a saúde vai desde uma alimentação saudável, prática de atividades físicas, até o conhecimento do próprio corpo.

 

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha nacional que visa à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, duas das maiores causas de morte da população feminina no Brasil. Dados da Organização Mundial da Saúde de 2008 apontam que, todos os anos, no mundo inteiro, 500 mil mulheres são diagnosticadas com a doença, das quais cerca de 270 mil morrem.

0 Comentários

Deixe um Comentário

vinte − 19 =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password