Os benefícios da drenagem linfática na gestação

Não é necessária prescrição médica, exceto nos casos de drenagem para grávidas, pós-cirúrgico ou mastectomia, que são casos específicos, indicados somente para fisioterapeutas aplicarem o método.

Grande aliada das mulheres, a drenagem linfática se revela mais que um procedimento estético com ótimos resultados em tratamentos de saúde. Sua aplicação é por meio de massagem extremamente suave, lenta, até monótona, que estimula o trabalho do sistema linfático e tem a função de eliminar toxinas e líquidos, combatendo inchaços e nódulos, além de oxigenar a pele e eliminar medidas.

Este tipo de tratamento é muito procurado para combater as celulites, pois estimula a liberação do acúmulo de líquidos que se deposita nas camadas de gordura mais profundas da pele. Também é indicado em pós-operatórios, prevenção de varizes, controle hormonal no período de tensão pré-menstrual, fundamental às gestantes.

A realização de drenagem linfática costuma ser muito indicada durante a gravidez, já que se trata de um período em que a retenção de líquidos no corpo é maior que o habitual. Isso acontece por que para dar conta do novo ser que está sendo gerado, o corpo da mamãe aumenta o volume sanguíneo em quase 50%, fazendo com que os líquidos dos capilares transbordem, causando o inchaço. Quando este líquido extravasa para o corpo em grande quantidade, o organismo sozinho não dá conta de coletar e eliminar pela urina. Isso leva a um acúmulo de componentes sujos perdidos no corpo, o que causa intoxicação. Esta intoxicação é percebida pelo organismo, e gera excessos de respostas nervosas, deixando-as em estado de irritação.

Neste caso, a drenagem pode ser realizada somente por um profissional especializado em gestantes, uma vez que a massagem requer alguns cuidados fundamentais e adaptações para o benefício da mãe. Inclusive, segundo a fisioterapeuta Luana Longo, responsável por este procedimento na Clínica Estética La Pele, a grávida precisa de uma prescrição médica para o início do tratamento.

A técnica é relaxante, mas também tem contraindicações, que são identificadas pelo especialista da massagem. É necessária a recomendação de um médico apenas para aplicações em grávidas, pós-cirúrgico ou mastectomia, que são casos específicos.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password