Oficinas gratuitas de férias começam nesta terça-feira

Vagas para quatro cursos ainda estão abertas e interessado pode fazer inscrição antes das atividades

Aprendizado no período de férias. Essa é a proposta da Escola Municipal de Artes, vinculada a Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura Votuporanga. A partir desta terça-feira (14/7), a Escola de Artes inicia programação especial de quatro oficinas gratuitas.  Ainda há vagas e o interessado pode fazer inscrição minutos antes dos cursos.

A primeira atividade será de flauta doce, às 14h. As aulas com o professor Mazinho Sartori são direcionadas a alunos e professores do ensino fundamental I e II. A rede municipal possui a disciplina e o objetivo é propiciar novas metodologias, conceitos e aprimoramento técnico. Já para o módulo um pouco mais avançado, o foco será na introdução à leitura de partituras e ampliação de repertório. A faixa etária é livre e não tem necessidade de trazer o instrumento.

À noite desta terça-feira também será de oficinas. Mazinho Sartori comanda aulas de instrumento de sopro. As atividades serão no formato de masterclass, onde, necessariamente o interessado deve ter algum domínio do instrumento com conhecimentos de teoria musical e leitura de partituras. O conteúdo visa privilegiar músicos de bandas, igrejas, orquestras e conjuntos.

Já no sábado (18/7), é a vez de percussão popular ou bateria, com professor Daniel Rodrigues. O pré-requisito é ter idade a partir de oito anos. Para os níveis iniciante/intermediário, serão trabalhados exercícios para o desenvolvimento da leitura e execução de grooves (padrões) básicos, utilizando sistemas que possibilitem execuções de duas baterias simultaneamente, além de técnicas para pandeiro, timba, caixa-clara, entre outros.

Na próxima semana, começam os cursos de instrumentos de cordas. As oficinas vão abordar aspectos múltiplos visando contextualizar o aluno com a prática de orquestra. No primeiro módulo, ministrado pela professora Mariane Lagoin, o foco será direcionado para golpes de arco, repertório, e metodologias de estudo. As aulas com o professor Alex Massuia visam conscientizar o músico sobre a importância da postura e suas implicações para o domínio do instrumento bem como, técnicas para a melhor utilização da linguagem corporal.

Mazinho Sartori destacou a iniciativa da Secretaria. “É oportunidade dos participantes conhecerem a estrutura da Escola de Artes e ter contato com os instrumentos. Tudo gratuito e que, com certeza, irá enriquecer o cidadão votuporanguense”, afirmou.

 

SERVIÇO

Evento: Oficinas Musicais de Julho

Oficina(s) de Flauta Doce: dias 14, 15 e 16 de julho – 14h às 17h

Oficina(s) de Percussão popular/Bateria: dias 18 e 25 de julho – 13h30 às 17h

Oficina(s) de Instrumentos de Sopro: dias 14 e 21 de julho – 19h30 às 22h

Oficina(s) de Instrumentos de Cordas: dias 21 e 22 de julho – 14h às 17h

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password