Oficinas Culturais realizam a Jornada da Gestão Cultural

Crédito: Rodrigo Pessôa

Série de bate-papo que aprofunda discussões sobre o mercado cultural é voltada para gestores, produtores e artistas

 

Elaboração e avaliação de projetos culturais, captação de recursos, planejamento, comunicação e marketing são alguns dos temas abordados na primeira edição da Jornada de gestão cultural, que acontece dias 13, 14 e 15 de abril, na cidade de Votuporanga – Centro de Informações Culturais e Turísticas Marão Abdo Alfagali. Voltado para dirigentes culturais, produtores, artistas, professores e pesquisadores, as inscrições são gratuitas e podem ser feitas online.

 

Realizado em parceria com municípios-sede, instituições culturais e escola Cultura e Mercado, a Jornada é uma série de conversas que levanta e aprofunda discussões com pensadores, gestores públicos, pesquisadores, produtores culturais e empreendedores criativos do interior paulista.  Ao longo do ano, outras sete regiões, em 14 cidades, recebem o projeto que traz especialistas como André Martinez, Erick Krulikowski, Larissa Biasoli, Willian Galdino e Luciana Castro.

 

A primeira palestra da Jornada que acontece em Votuporanga, Aspectos legais na gestão de projetos culturais, apresenta instrumentos de auxílio aos participantes para definir melhores práticas e soluções nas questões legais para iniciar e gerenciar projetos culturais. O encontro com Willian Galdino acontece na sexta-feira (13) às 19h30.

 

O sucesso de um projeto cultural depende, em boa parte, do planejamento, bem como comunicação. Em Planejamento, gestão e finanças, Larissa Biasoli mostra ferramentas e conceitos para os participantes planejarem seus projetos. A palestra acontece no sábado (14), das 10h às 18h, com intervalo para almoço.

 

No último dia do curso o foco é comunicação e marketing. Como fazer seu projeto se destacar? Como chegar ao público? Luciana Castro apresenta dicas e casos de sucesso em Comunicação e Avaliação de Projetos. O encontro acontece domingo (15), também das 10h às 18h, com intervalo para almoço.

 

A Jornada de Gestão Cultural integra as atividades das Oficinas Culturais, programa da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciado pela Poiesis.

 

São José do Rio Preto

 

Nos dias 27, 28 e 29 de abril os encontros acontecem no Sesc Rio Preto, e contam com uma programação voltada ao empreendedorismo. Sexta-feira (27), às 19h30, acontece a palestra Inovação e Empreendedorismo Criativo, com André Martinez. No final de semana (28 e 29), Erick Krulikowski apresenta conceitos e casos de sucesso sobre mercado de cultura, entretenimento, e economia criativa em Empreenda: estratégias, plano de negócios e pitching. A atividade acontece das 10h às 18h, com intervalo para almoço.

 

SOBRE OS PALESTRANTES

Willian Galdino é advogado e atua na área de propriedade intelectual há mais de dez anos. Especializado em Direito do Entretenimento pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS), já atuou em produtoras de audiovisual e em grandes editoras. Atualmente sócio do escritório Olivieri e Associados, é colaborador do Guia Brasileiro de Produção Cultural (Edições Sesc São Paulo).

 

Larissa Biasoli é pós-graduada em Gestão Cultural e Políticas Culturais pela Goldsmiths College – University of London. Atualmente, além de coordenar a produção do grupo Barracão Teatro (Campinas) trabalha na elaboração de projetos e captação de recursos para clientes como Museu da Imaginação e Festival do Teatro Brasileiro.

 

Luciana Castro escreveu e executou projetos para clientes como SABESP, Natura, Mauell, ContourGlobal, AES Brasil, Duratex, entre outros. Foi Gerente de Projetos e Relações Comunitárias do Instituto Agires e atualmente, integra a equipe da Companhia da Cultura, desenvolvendo planejamento estratégico para clientes, gerando e acompanhando indicadores de processo/resultado.

 

André Martinez atua há mais de 20 anos na área da economia criativa, é pioneiro no desenvolvimento e aplicação de abordagens sistêmicas para gestão cultural e patrocínio no contexto brasileiro. Mentor e consultor, é proprietário da Aprax Inovação Viva, que possui clientes como Fundação Vale, Instituto Avon, Instituto Claro, Sebrae, dentre outras empresas e fundações.

 

Erick Krulikowski é professor convidado do MBA em Bens Culturais da FGV e do pós-MBA do B.I. International. Com mais de 15 anos de experiência em gestão executiva e negócios, articulou projetos junto a instituições como UNESCO, MEC, MinC, UNICEF, Iphan, Sebrae-MG, Fiat, Nestlé, Petrobras, Instituto Votorantim e Instituto Camargo Corrêa. É coordenador pedagógico do projeto Objetiva – Projeto de Capacitação de Empresários do Setor Audiovisual (Sebrae e APRO), além de sócio-diretor da iSetor.

 

SOBRE POIESIS

Instituição, que tem por objetivo o desenvolvimento sociocultural e educacional, com ênfase na preservação e difusão da língua portuguesa, desenvolve e gere programas e projetos, pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais voltados para o complemento da formação de estudantes e público em geral. A POIESIS trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

 

SERVIÇO:

Jornada de Gestão Cultural

Inscrições gratuitas: https://goo.gl/FR4sUZ

Votuporanga

13 a 15/4. Sexta-feira, 19h30 às 21h30; Sábado e domingo, 10h às 18h (com intervalo de almoço).

Local: Centro de Informações Culturais e Turísticas Marão Abdo Alfagali | Av. Francisco Ramalho de Mendonça, 3112 – Jardim Alvorada

São José do Rio Preto

27 a 29/4. Sexta-feira, 19h30 às 21h30; Sábado e domingo, 10h às 18h (com intervalo de almoço).

Local: Sesc Rio Preto | Av. Francisco das Chagas Oliveira, 1333 – Chácara Municipal

0 Comentários

Deixe um Comentário

dezoito − 4 =

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password