Oficina de livros artesanais movimenta Biblioteca Municipal

Capacitação oferecida pelo SisEB abordou a publicação de obras literárias em pequena escala e com baixo custo

A quinta-feira (22/3) foi repleta de atividades na Biblioteca Municipal “Castro Alves”. A instituição, mantida pela Prefeitura de Votuporanga e sediada no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, recebeu a oficina “Fab Lab: como fazer livros artesanais”, oferecida pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB).

Com o objetivo de fomentar a produção literária entre a comunidade frequentadora da biblioteca, a capacitação apresentou aos participantes conceitos editoriais e gráficos básicos, auxiliando no processo de confecção de livros artesanais e contribuindo para a criação de um espaço de criatividade, aprendizado e compartilhamento da produção de escritores locais.

A atividade contou com a coordenação e participação do fundador da Ribas Editora e idealizador do projeto “Livro Alternativo”, Albino Ribas; da escritora, poeta e membro da Academia Itanhaense de Letras, Célia Regina Ignatios de Andrade; e da bibliotecária Maraléia Menezes de Lima, graduada pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo e especialista em Educação à Distância pela Universidade Federal Fluminense e em Psicopedagogia Institucional pelo Centro Universitário Ribeirão Preto.

Fundamentos do design do livro, como criação de capa, paginação, diagramação e impressão; técnicas básicas de encadernação; e noções a respeito de registros, direitos autorais e ficha catalográfica foram alguns dos temas discutidos com o público, que teve a oportunidade de adquirir e compartilhar conhecimentos a respeito da publicação de obras literárias em pequena escala e com baixo custo.

 

Parceria com o SisEB

A oficina “Fab Lab: como fazer livros artesanais” é a primeira de uma série de capacitações presenciais gratuitas, que serão oferecidas no município ao longo deste ano pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo (SisEB).

Por atender aos critérios de seleção previstos em edital pelo órgão, a Biblioteca Municipal “Castro Alves” foi, pela segunda vez consecutiva, a única biblioteca pública da região selecionada para receber as atividades formativas. Ao todo, apenas 18 municípios paulistas foram contemplados com as programações.

As capacitações oferecidas pelo SisEB incluem cursos, oficinas, palestras e outros eventos presenciais, que têm como principal objetivo promover a melhoria da eficiência das equipes que atuam nas instituições integrantes do sistema, visando o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados e a satisfação da comunidade usuária.

As atividades também procuram integrar as bibliotecas dos municípios paulistas, criando uma rede de serviços para universalizar o acesso à informação, além de estimular o desenvolvimento e implementar programas, projetos e atividades que incentivem e promovam a leitura no Estado de São Paulo.

As vagas disponibilizadas durante as programações terão seu público-alvo prioritário definido em cada capacitação. Sempre que possível, as vagas remanescentes serão estendidas a outros setores da comunidade que tenham afinidade com a atividade a ser desenvolvida.

 

Biblioteca Municipal “Castro Alves”

Com um acervo de mais de 10 mil itens – incluindo livros tradicionais e em formatos acessíveis, DVDs, jogos, brinquedos, gibis e periódicos –, a Biblioteca Municipal “Castro Alves” é mantida pela Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo.

Para retirar livros ou utilizar os computadores, jogos e DVDs do acervo, basta que o cidadão faça um cadastro no local, tendo em mãos um documento original com foto e um comprovante de endereço (conta de água ou luz).

Após a realização do cadastro, é confeccionada a carteirinha, que deve ser apresentada a cada vez que o usuário for se utilizar dos itens do acervo ou efetuar um empréstimo ou renovação de obras literárias.

A Biblioteca está situada no Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, localizado na avenida Francisco Ramalho de Mendonça, nº 3112 (Jardim Alvorada). Para mais informações, o telefone é o (17) 3405-9670.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password