Nutricionista da Santa Casa orienta sobre ceia saudável

Amanda Castanheira explica como passar este final de ano sem culpa e sem prejudicar a saúde

As festas de fim de ano estão chegando e, com elas, a preocupação do que preparar para a ceia destas noites tão especiais. A nutricionista da Santa Casa de Votuporanga, Amanda Castanheira, deu dicas para a elaboração de uma refeição saudável, equilibrada, com alimentos de baixo teor calórico, menos gordura e açúcar, além de incluir verduras, frutas e cereais integrais.   
Amanda destacou que é importante se preparar para os jantares. “Em qualquer tipo de alimentação, é fundamental se organizar ao longo do dia, fracionando as refeições para não consumir em grande quantidade à noite. Além disso, a mastigação influencia muito”, disse durante o quadro Dica de Saúde, realizado nesta quarta-feira (20/12), na rede social.
Para a entrada, a nutricionista orienta escolher as frutas oleaginosas como castanhas, amêndoas e nozes. “Elas colaboram na diminuição da vontade de doce, ricas em vitaminas B6 e arginina, auxiliando na circulação sanguínea e reduzindo no colesterol. Frutas secas também dão saciedade, ricas em fibras solúveis que vão acelerar trânsito intestinal. Opte por damasco, figo e tâmaras”, complementou. 
Amanda explicou que, para a ceia, o peru é a ave mais magra. “É interessante preparar assado, retirando a gordura aparente e introduzindo fibra como acompanhante. Pode ser salada de folhas verdes, com sementes de abóbora, girassol, linhaça e gergelim. Além disso, não é recomendável exagero do sal, dando preferência a temperos naturais como canela, gengibre, pimenta que são termogênicos e ajudam na redução do peso”, afirmou.
De sobremesa, a nutricionista sugere frutas da estação como uva, abacaxi, cereja, nectarina e pêssego. “São fontes de antioxidantes e minerais, ajudando no processo digestório”, disse.

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