Núcleo de Artes Cênicas faz apresentações no Museu

Dentro da programação a participação do Núcleo de Iniciação às Artes Cênicas

 

O NIAC (Núcleo de Iniciação às Artes Cênicas de Votuporanga) realiza uma sequência de atividades neste domingo, dia 28, no Museu Municipal Edward Coruripe Costa, como parte da programação de encerramento do projeto 8ª Primavera dos Museus um evento que envolve todo o país, mais de 800 instituições com programações especiais que prometem levar ao público uma viagem histórica e cultural.

Dentro da programação a participação do Núcleo de Iniciação às Artes Cênicas, mantido pela Prefeitura de Votuporanga por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, será composta de 4 blocos, sendo um de microdramaturgias e três fragmentos do espetáculo “Pandora”, previsto para estrear em temporada de 18 a 21 de dezembro de 2014.

 

PANDORA O MITO

A mitologia grega diz que Pandora foi a primeira mulher criada pelos deuses e que, ao se casar com Epimeteu, trazia consigo um presente dado por Zeus: uma jarra (a  “caixa de Pandora”), bem fechada, que estava proibida de abrir. Mas, roída pela curiosidade, um dia decidiu levantar a tampa, para ver o que lá se escondia. De imediato dela se escaparam todos os males que até aí os homens não conheciam: a doença, a guerra, a velhice, a mentira, os roubos, o ódio, o ciúme… Assustada com o que fizera, Pandora fechou a jarra tão depressa quanto pôde, colocando-lhe de novo a tampa. Mas era demasiado tarde: todos os males haviam invadido o mundo para castigar os homens. Lá muito no fundo da jarra, restara apenas uma pequena e tímida coisa, que ocupava muito pouco espaço, a esperança.

 

O ESPETÁCULO

O cenário é composto de uma ânfora e uma parede cenográfica de 5 metros de altura com entradas e saídas “secretas” que a transformam numa instalação de diferentes cenários complementados por recursos digitais e referencias das artes plásticas.

A obra, como um livro, é dividida num Prefácio, 6 cenas e um Epílogo.

Com alguns textos em formato de monólogo a encenação se vale da dramaturgia física, acrobacias aéreas e de solo, dança e novo circo para traçar um percurso de transição entre a mitologia grega e o cristianismo, culminando com a celebração do Natal contemporâneo como maior símbolo de esperança.

O elenco é formado por parte dos alunos do Núcleo de Iniciação às Artes Cênicas de Votuporanga, que é uma plataforma de pesquisa e investigação na área de artes cênicas com a perspectiva de potencializar o conhecimento e desenvolver um programa integrado de capacitação e reciclagem através de aulas, palestras, atividades de pesquisa e processos colaborativos. As aulas acontecem toda quinta-feira, das 19 às 22h, e aos sábados das 8h às 12h.

 

Programação do dia 28 de setembro

9h às 21h – Feira de trocas (Fliv Itinerante e Sebos Contos Encantos)

9h – Apresentação de Capoeira (Secretaria de Esportes e Lazer)

10h – Fragmentos do espetáculo PANDORA – cenas 1 e 2 (NIAC)

16h – Microdramaturgias (NIAC)

17h  – Apresentação do Projeto Axé Criança de Votuporanga (Sec. Cultura e Turismo)

18h  – Fragmentos do espetáculo PANDORA – cena 4 (NIAC)

19h30  – Fragmentos do espetáculo PANDORA – cena 5 (NIAC)

20h – Apresentação da Corpo-ração Musical Zequinha de Abreu e exibição de vídeos históricos do acervo fotográfico do museu.

O Museu Municipal Edward Coruripe Costa fica na avenida Francisco Bueno Baeza, 1793, junto do Ecotudo Zona Sul (antiga Algodoeira Matarazzo).

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password