Nozes e castanhas: benefícios do consumo diário!

O consumo de oleaginosas com frequência pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares em 15%, enquanto a doença arterial coronariana é reduzida em 23%.

O consumo de oleaginosas e frutas secas vem crescendo na alimentação das pessoas, mas ainda assim é preciso incentivar sua ingestão diária e regular, visto que são extremamente nutritivas para o organismo, quando consumidas com moderação. O momento ideal que elas se encaixam na rotina são os lanches intermediários, que trazem alta densidade de compostos bioativos e minerais, e promovem maior saciedade.

Um trabalho recente, publicado no periódico científico Journal of the American College of Cardiology, relatou que o consumo de um punhado ou porção de nozes, castanhas, avelãs e amendoins, de duas ou mais vezes por semana, pode contribuir com a redução do risco de doenças cardíacas. Os autores procuraram analisar as associações entre a ingestão de tipos de nozes totais e específicos e doenças cardiovasculares, doença cardíaca coronária e risco de acidente vascular cerebral.

Os pesquisadores incluíram 76.364 mulheres do Nurses ‘Health Study (1980 a 2012), 92.946 mulheres do Nurses’ Health Study II (1991 a 2013) e 41.526 homens do Health Professionals Follow-Up Study (1986 a 2012) que não apresentavam nenhum tipo de câncer, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais na linha de base. A ingestão de nozes foi avaliada usando questionários de frequência alimentar.

Ao longo dos anos de seguimento, os autores documentaram a incidência de 14.136 casos de doença cardiovascular, incluindo 8.390 casos de doença coronária e 5.910 casos de acidente vascular cerebral. A escolha de nozes na dieta foi inversamente associada à doença cardiovascular total e doença cardíaca coronária, após ajuste para fatores de risco. Os participantes que consumiram 1 porção de nozes (em torno 28 g) 5 ou mais vezes por semana, em comparação com o controle foram significativamente menores. O valor recomendado de 28 gramas equivale a aproximadamente 1 punhado.

Sendo assim, os autores concluíram que o consumo de oleaginosas com frequência pode reduzir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares em 15%, enquanto a doença arterial coronariana é reduzida em 23%. Vale ressaltar que os benefícios citados são por conta do consumo de nozes cruas não processadas, visto que são nutricionalmente diferentes das torradas e salgadas, que em geral possuem alta concentração de sal e açúcar.

FONTE: Informações | g1.globo.com / Roberta Lara é nutricionista e colaboradora da página sobre nutrição “5 minutos de nutrição”

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mimPerdeu sua senha?

Lost Password