Novo compacto da Volkswagen custará a partir de R$ 26.900

 

A Volkswagen anunciou na noite desta terça-feira o preço inicial do seu novo compacto, o up!, que começa a ser vendido em fevereiro. O modelo mais barato da gama, o take up! duas portas, custará R$ 26.900. No entanto, este modelo não estará disponível logo, apenas entre abril ou maio. Neste mês, chegam às lojas apenas as versões quatro portas, com valor inicial de R$ 28.900.

 

O up! terá seis versões diferentes: take, move, high, white, red e black. Todas serão equipadas com o motor 1.0 litro de três cilindros e câmbio manual. A potência é de 75 cv com gasolina e 82 cv com etanol. Os modelos de entrada não contam com direção assistida eletronicamente, tampouco ar-condicionado e outros itens interessantes do modelo, mas já aparecem com freios ABS e airbag duplo.

 

A versão mais básica já tem bancos dianteiros são inteiriços, ou seja, o encosto de cabeça está integrado ao conjunto, distribuição eletrônica de frenagem (EBD), sistema de partida a frio sem tanquinho, alerta de frenagem de emergência, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, limpador e desembaçador traseiro, rodas de aço aro 13″ e tampa do porta-malas com abertura elétrica.

Versão brasileira
A demora de quase quatro anos para finalizar a versão nacional se deve a mudanças na estrutura do up!, que tem público diferente nos dois continentes. Na Europa, ele é um carro de entrada para solteiros ou jovens casais sem filhos, com apenas quatro lugares e janela traseira basculante. Por aqui, a fabricante espera que o modelo seja também o primeiro carro da família, um carro “do povo”, assim como foi o Fusca.

 

Deixando a expectativa idealista de lado, o up! nacional vai bater de frente com o Fiat Uno e até roubar possíveis compradores de Gol e Fox, com seu visual mais jovem, segurança reforçada e economia de combustível. Dependendo da faixa de preço, que será divulgada apenas no início de fevereiro, o compacto deve mexer nas vendas de toda a categoria 1.0 litro, que inclui Renault Clio, Chevrolet Celta e Onix, Hyundai HB20, Nissan March, Ford Ka e Fiat Palio, entre outros.

 

O desenho do up! foi criado pelo brasileiro Marco Antonio Pavone, que acompanhou de perto as mudanças feitas para o mercado brasileiro. Sem perder a simplicidade, a principal diferença do modelo nacional é no comprimento, que ganhou 65 milímetros na parte traseira. Com isso, a Volks conseguiu adequar o carro a cinco passageiros e colocar vidros traseiros deslizantes no lugar do basculante – as duas principais críticas que apareceram em clínicas de testes no Brasil. A mudança ainda deixou o porta-malas maior, com 285 litros – o mesmo tamanho de um Gol e 5 litros a mais que o Uno.

 

A tampa traseira também é exclusiva do mercado nacional. Na Europa, ela é de vidro, mas por aqui será de metal mesmo, com objetivo de reduzir o custo de reparo. Outro ‘problema” resolvido pela equipe técnica local foi o pequeno tanque de combustível de 35 litros do modelo original, que foi ampliado para os costumeiros 50 litros no Brasil. Além disso, a distância do solo foi elevada em 26 milímetros (20 mm de suspensão e 6 mm no diâmetro dos pneus) e o estepe é do mesmo tamanho que as rodas regulares.

 

Principais diferenças entre o up! brasileiro e europeu
EUROPEU BRASILEIRO
Comprimento 3.540 mm 3.605 mm
Porta-malas 251 litros 285 litros
Janela traseira Basculante Deslizante
Tampa traseira Em vidro Em chapa
Tanque 35 litros 50 litros
Motor 1.0 (60 ou 75 cv) 1.0 flex (82 cv)

 

Motorização
Todas as seis versões do up! brasileiro serão equipadas com o motor 1.0 litro de três cilindros, que foi usado pela primeira vez no Fox Bluemotion no ano passado. A potência é de 75 cv com gasolina e 82 cv com etanol, com torque de 9,7 kgfm e 10,4 kgfm, respectivamente. Se no Fox a estreia do propulsor não ganhou tanto destaque, no up! ele deve ser um ponto forte, já que o carro é 83 kg mais leve e tem a mesma relação de marchas que o “irmão” maior. Segundo a Volkswagen, a aceleração até 100 km/h é feita em 12s4 e a velocidade máxima é de 165 km/h, em medições com etanol.

 

Com relação ao consumo de combustível, o modelo já chega entre os melhores já testados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro, com autonomia de 13,2 km/l (gasolina) e 9,1 km/l (etanol) no ciclo urbano. O desempenho coloca o up! como o quinto melhor do mercado nacional, atrás apenas de três modelos híbridos (Ford Fusion, Lexus CT200h e Toyota Prius) e do Renault Clio (sem ar-condicionado). Com o climatizador ligado e direção elétrica, o up! perde somente para os modelos híbridos.

 

Segurança
​A proteção será outro quesito em que o up! deve se destacar. A carroceria tem partes estruturais em aço moldado a quente, de ultra resistência, na coluna central, airbag duplo frontal e freios com ABS. Em testes realizados pelo Latin NCAP, o veículo ganhou a cinco estrelas para a segurança de adultos e quatro estrelas para crianças na cadeirinha com sistema Isofix. Na somatória de pontos, foi a maior nota obtida até então por um carro feito no Brasil, superando a nota do Ford Focus fabricado na Argentina. O para-choque frontal é modular, ou seja, em caso de pequenas colisões, não será preciso trocar a peça inteira, o que diminui o custo dos reparos.

 

FICHA TÉCNICA VOLKSWAGEN UP!
Motor 999 cm³, três cilindros em linha
Potência 75 cv (gasolina) e 82 cv (etanol)
Direção Manual ou Elétrica
Freios ABS com EBD
Comprimento 3.605 mm
Largura (com espelho) 1.914 mm
Altura 1.500 mm
Porta-malas 285 litros
Peso Bruto 1.370 kg
0-100 km/h 12s6 (gasolina) e 12s4 (etanol)
Velocidade Máxima 165 km/h
Consumo (Cidade – km/l) 13,2 (gasolina) e 9,1 (etanol)
Consumo (Estrada – km/l) 14,3 (gasolina) e 9,9 (etanol)

 

O jornalista viajou a convite da Volkswagen do Brasil.

 

Terra

 

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