Novo bispo vai analisar criação da Diocese de Votuporanga

O novo bispo de Rio Preto pode comandar o bispado por um curto prazo. Isso porque o Vaticano analisa a hipótese de elevar a diocese da cidade para uma arquidiocese.

A criação de uma diocese em Votuporanga também está entre os planos dos religiosos. Caso o papa Bento 16 decida pelo desmembramento de Rio Preto da Arquidiocese de Ribeirão Preto, a qual pertence, ele terá de nomear um arcebispo para o cargo e o novo bispo pode ir para outra diocese porque, em geral, é difícil um bispo recém – empossado passar a ser arcebispo. Para ocupar o lugar de dom Paulo Mendes Peixoto, que assumirá a Arquidiocese de Uberaba, em Minas Gerais, o próximo bispo deve assumir em meados de maio, após a saída definitiva de dom Paulo. Até agora, dois nomes surgiram como fortes candidatos para o cargo. Dom Edmílson Amador Caetano, de Barretos, e dom Francisco Carlos da Silva, de Ituiutaba, Minas Gerais.

O pedido para que a diocese passe a ser uma província eclesiástica foi oficializado em agosto de 2010, quando dom Paulo protocolou documentação na Nunciatura Apostólica, embaixada do Vaticano em Brasília. Desde 2006, a Arquidiocese de Ribeirão Preto é comandada por dom Joviano de Lima Junior. “Fizemos o pedido de criação da Arquidiocese a Santa Sé e ao papa e estamos aguardando a decisão do papa”, disse ao BOM DIA dom Joviano

Motivos/Os bispos diocesanos chegaram a conclusão depois de perceberem que a Arquidiocese de Ribeirão Preto estava com grande números de dioceses. A meta é facilitar os trabalhos religiosos. “Nossa arquidiocese é muito grande. Começa em Jales e vai até São João da Boa Vista. Com a criação de uma arquidiocese em Rio Preto, os nossos trabalhos ficariam mais fáceis”, afirmou Joviano.

A arquidiocese de Ribeirão é responsável por dioceses de cidades que ficam a quase 500 quilômetros de distância. Dom Edmilson Amador Caetano diz ter ficado surpreso com sua possível vinda para Rio Preto, mas afirmou que a escolha de um novo bispo pode demorar um pouco mais por conta da decisão de a diocese se tornar arquidiocese. “Está em processo, não sei se imediato. É um processo um pouquinho complicado”, diz. Dom Edmílson, há quase quatro anos em Barretos, explica o próximo passo para escolha do bispo em Rio Preto. “ Há uma pesquisa entre os bispos para saber o perfil de um novo bispo para Rio Preto”, afirma. (Rede Bom Dia)

Diocese em números

70

Paróquias formam a Diocese de Rio Preto

76
Párocos e administradores paroquiais 50 Municípios sob a jurisdição da diocese

960 
mil habitantes, aproximadamente, nas 50 cidades

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password