Novembro Azul, campanha ainda enfrenta a resistência dos homens

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo entre homens, representando 10% do total de cânceres 

Este mês foi intitulado de Novembro azul, dando seqüência ao Outubro Rosa, que são campanhas do Governo Federal destinadas aos cuidados e prevenção à saúde do homem e da mulher. A ação tem como objetivo levar homens e mulheres aos postos de saúde, para que façam gratuitamente os exames preventivos contra o câncer de mama e próstata.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo entre homens, representando 10% do total de cânceres. No Brasil, é o segundo mais comum entre o sexo masculino, perdendo apenas para o câncer de pele. Já o de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo, e o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.

Dados do Hospital de Câncer de Barretos afiram que os homens são mais acometidos pelo câncer do que as mulheres, totalizando 1094 casos, ao longo de 13 anos, e só no ano passado 75 homens, desenvolveram o câncer de próstata.  “Isso acontece porque os homens ainda têm muito preconceito enquanto ao exame e deixam para procurar os postos de saúde ou especialistas em um estágio já avançado da doença, ou  quando  os sintomas começam a incomodar demais ao  paciente , que começa a ter dor e  dificuldade ao  urinar, ou vontade constante”, disse a coordenadora da Campanha Novembro Azul em Votuporanga, a enfermeira Karen F. Silva Bortoleto Garcia.

No último dia 03 foi realizado o Dia D, onde os horários das 14 Unidades de funcionamento foram estendidos até as 21h, cerca de 100 homens foram atendidos. Para a Secretaria de Saúde de Votuporanga, a procura pelos postos foi baixa, apenas 5% da população masculina compareceu, porém, até o último dia deste mês, as Unidades Básicas de saúde estarão preparadas para realizar o preventivo.

O exame neste primeiro momento é realizado pela coleta de sangue (PSA) Antígeno Prostático Específico e pode ser feito por homens acima de 50 anos quando não houver caso na família (pai ou irmão) ou aos 45 anos se houver histórico. A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que, tanto a incidência como a mortalidade aumenta significativamente após os 50 anos.

Sintomas: Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata que acontece naturalmente pela idade (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite).

Prevenção: Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, a prática de atividade física diária, diminuir o consumo de álcool e não fumar. A Cidade

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password