Nova sede do SAE será inaugurada nesta quinta-feira

A Prefeitura de Votuporanga, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura nesta quinta-feira, às 17 horas, a nova sede do SAE – Serviço de Atendimento Especializado José Pedro Ferreira. Criado por lei municipal, o SAE seguindo o protocolo de funcionamento dos Serviços de Assistência Especializados do Ministério da Saúde, tem como objetivo primordial, prestar atendimento integral e de qualidade aos usuários com quadro de HIV/Aids, hepatite, tuberculose e hanseníase.

 

Segundo a coordenadora municipal do programa DTS/Aids, Léa Cristina Bagnola,  o SAE de Votuporanga é pólo referência no atendimento de 16 municípios.  “A complexidade da assistência é enorme. Realizamos testes rápidos de diagnóstico para HIV, sífilis e hepatites virais. Prestamos assistência médica, ginecológica, pediátrica, de enfermagem, odontológica, farmacêutica, psicológica e do serviço social. Ainda atendemos os casos de violência sexual e acidentes perfuro cortantes com risco de exposição ao HIV”, afirma Léa.

 

Ela também informou que o novo espaço possibilitará a alocação das diferentes frentes de atendimento em espaços mais adequados.  Com uma estrutura nova e moderna, consultórios amplos e adequados que possibilitam o melhor conforto.  “O novo espaço trará ao colaborador interno maior segurança na realização dos procedimentos, pois as salas são específicas, além, é claro, da agilidade no atendimento”, destacou a enfermeira da unidade, Stella Vieira Rodrigues.

 

Com esta nova sede, o SAE passa ter sede própria, a atual é alugada, e o investimento total na adequação do local foi de R$246.561,69 com recursos do Ministério da Saúde e do município.

 

Por iniciativa do então vereador Emerson Pereira, em junho de 2012, com a sanção do prefeito Junior Marão, por intermédio da lei municipal Nº.5135, foi perpetuado o nome de José Pedro Ferreira como patrono desta unidade do SAE.

 

A nova sede fica na rua Minas Gerais, 1850, esquina com a Travessa Luiz Lamana no bairro São João e a inauguração faz parte das festividades de aniversário da cidade.

 

José Pedro Ferreira

Nascido em Álvares Florence, filho de João Pedro Ferreira e Leontina Nogueira Rezende, José Pedro Ferreira casou-se com Luzia Farina, com quem teve os filhos Adriano e Regina. Quando se mudou para Votuporanga, abriu seu comércio na Rua Minas Gerais, no bairro São João. Como católico fervoroso que era, denominou seu estabelecimento de Mercearia São João. O jovem comunicativo e empreendedor, rapidamente conquistou a amizade e admiração de todos, transformando clientes em amigos.

 

Naquele endereço atuou por mais de 12 anos, mudando-se depois para a rua Fioravanti Poiane, onde manteve o mesmo nome Mercearia São João, dividindo o atendimento com toda sua família. Tinha um olhar carinhoso pelo bairro e, particularmente, alimentava o sonho de ver o São João sem favela. Dividia seu tempo entre o balcão e a contratação de mão de obra para o trabalho rural em sítios e fazendas da região.

 

Infelizmente, um derrame cerebral veio a impossibilitá-lo para o trabalho, condenando-o, nos últimos quatro anos de vida, a uma cadeira de rodas. Foi assim que se despediu da vida terrena, legando à sua família a paixão pelo comércio, a integridade e a decência.

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password