Município desconhece movimento e aponta melhorias

Educadores infantis pedem menos tempo em sala de aula; Secretaria diz que tem melhorado situação de trabalhadores

Os educadores infantis de Votuporanga agendaram para o dia 11 de outubro, a partir das 9h, uma mobilização na Praça São Bento. Eles reivindicam redução de hora trabalhada em sala de aula e também a contratação de substitutos. A Prefeitura, porém, diz que desconhece a manifestação e aponta que diversos investimentos foram realizados na política de valorização de todos os servidores.

Na sessão da Câmara Municipal de segunda-feira, 29 de setembro, o vereador Jurandir Benedito da Silva (Jura), em defesa dos educadores, disse que a lei está sendo rasgada, porque tem sala de aula que abriga até 35 crianças.

Os educadores infantis, que trabalham com crianças de 0 a 5 anos de idade, atuam 8 horas por dia, sendo 40 horas por semana em sala de aula. De acordo com a comissão de educadores, o pedido é que esta jornada seja reduzida para seis horas por dia (30 por semana) com as crianças e que as outras 10 horas sejam dedicadas para planejamento, estudo e trabalho pedagógico. Eles receberam como proposta do executivo: 35h semanais, mais 2h de trabalho pedagógico e 3h de atividade livre

O vereador Jura disse que apoia a iniciativa dos profissionais da educação, ressaltando que a quantidade de horas que eles atuam é fora do normal. “Professores têm benefícios que educadores não têm”.

Jura contou ainda que tem sala de aula com 35 crianças. “A contratação de mais profissionais vai proporcionar qualidade no serviço prestado”, finalizou.

De acordo com a Prefeitura, os educadores infantis receberam aumento salarial e diversos outros benefícios. “Desde 2009, o número de educadores infantis no município passou de 54 para 133. Antes as crianças eram cuidadas também por Técnicos Operacionais (serviços gerais). Agora, atendendo a Lei de Diretrizes e Base na Educação Nacional 9394/96 foram contratados mais 79 educadores infantis para atendimento direto às crianças, visando a qualidade de Educação Infantil. Além disso, o salário inicial do educador infantil em Votuporanga teve aumento de 126% nos últimos cinco anos, passando de R$ 837,98 para R$ 1.893,71”, disse a Secretaria Municipal de Educação, em nota. Leidiane Sabino/A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password