Movimento de prevenção contra câncer de mama ganha força

Em Votuporanga, os trabalhos começaram em 2012 e ganham força a cada ano

 

Os movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul têm a intenção de chamar a atenção da população para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e próstata, respectivamente. Em Votuporanga, os trabalhos começaram em 2012 e ganham força a cada ano. Há diversas atividades acontecendo ao longo do mês. Os números de mortes pela doença chamam atenção, em 2012, foram 85 e no ano passado 70.

As atividades nasceram do desejo da psicóloga e professora da Unifev (Centro Universitário de Votuporanga) Maria Celina Trevizan Costa. Em 2011, ela esteve em um congresso em São José do Rio Preto, onde conheceu o movimento. Interessada em colaborar, procurou em Votuporanga algo parecido, como constatou que não existia, uniu-se aos seus alunos e a instituição onde trabalha para iniciar o Outubro Rosa, em 2012. O primeiro Novembro Azul aconteceu no ano passado, com pequenas ações.

Maria Celina explicou como começou a ideia. “Trabalho psicologia da saúde com alunos do curso de Psicologia da Unifev. Na disciplina, reforçamos a importância da prevenção, promoção e reabilitação, por isso achamos interessante participar da campanha. O movimento é uma atividade trabalhosa, mas compensatória. Temos observado o quanto isso tem contribuído para que a população fique mais atenta”, disse.

A Secretaria Municipal de Saúde não possui os números de pessoas da cidade com câncer, mas a estimativa sobre homens com câncer de mama é que sejam 13. “Eles são mais resistentes e preconceituosos com relação a essa doença”, disse Maria Celina.

Hoje, são vários parceiros que contribuem com o movimento, como secretarias municipais, Fundo Social de Solidariedade, Diretoria de Ensino, Etec, Fatec, Cebrac, Senai, Senac, Maçonaria, Rotary Clube, IFSP, Grupo Mulheres de Peiito, Motoclubes, Associação Comercial, entre outros, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Paróquia Nossa Senhora Aparecida, que mantém a sua iluminação cor de rosa, academias e Câmara Municipal.

Saiba mais no Facebook: Outubro Rosa Votu.

 

Dados da Secretaria

Municipal de Saúde

Em 2013, 344 pessoas foram internadas com câncer em Votuporanga. No ano anterior, 309 e 2011, 354 pessoas. No ano de 2012, 24 pessoas estiveram internadas por câncer de mama e em 2013 foram contabilizadas 28 internações. Em 2012, 14 homens estiveram internados por câncer de próstata e em 2013, 17.

Leidiane Sabino

leidiane@acidadevotuporanga.com.br

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password