Motoristas adulteram caminhão para levar mais carga e aumentam riscos

Veículos com suspensão elevada podem causar efeito guilhotina, diz polícia. Fiscalização flagrou vários caminhões adulterados em Rio Preto (SP).

Uma prática comum de caminhoneiros está colocando em risco a vida de muitos motoristas e passageiros nas rodovias do país. Para carregar mais peso, sem chamar atenção da fiscalização, os caminhoneiros estão elevando a suspensão do caminhão. Com isso, uma batida traseira de um carro pode ser fatal para as pessoas do veículo.

Em uma blitz de rotina na BR-153, que corta o país de norte a sul, em menos de uma hora os policiais rodoviários federais flagraram sete caminhões com o para-choque fora das medidas no trecho de São José do Rio Preto (SP).

A elevação é feita com a colocação de calços nas rodas traseiras ou com aumento do número de molas na suspensão. A prática é uma tentativa de disfarçar o excesso de carga e driblar a fiscalização.

O caminhão de Milton Maia também estava com para-choque mais alto do que é permitido, agora, ele vai ter que retirar as molas a mais que colocou. “Vão fazer uma multa que não tem jeito eu vou ter de baixar os três centímetros”, diz o caminhoneiro.

Para os caminhões ficarem com a frente rebaixada e a parte traseira mais alta, os caminhoneiros mexem na suspensão. A medida, segundo a polícia, é para disfarçar o sobrepeso da carga. Sem a alteração, a traseira do veículo com carga excedente ficaria rebaixada, o que chamaria a atenção dos policiais. O problema é que na maioria das vezes a altura do para-choque até o chão fica acima do que determina a lei.

No caso de uma batida traseira, o carro que estiver atrás pode entrar embaixo do caminhão, o que diminui as chances do motorista e do passageiro sobreviverem. “A traseira do caminhão por estar excessivamente elevada, acaba por acarretar um efeito guilhotina, decapitando os condutores dos veículos pequenos no caso de uma colisão traseira”, afirma o policial rodoviário Flávio Cataruci.

Para-choques de caminhões fabricados até 2004 devem ter uma altura de até 55 centímetros. De 2005 em diante a altura deve ser de 40 centímetros. Quando o caminhoneiro mexe na suspensão e deixa a traseira e o para choque mais altos ele acaba eliminando uma espécie de barreira.

Além da apreensão do veículo, a multa para motoristas que adulteram o caminhão é de R$ 127, e perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). G1

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