Mobilização busca fim da violência contra a mulher neste sábado

A partir das 10h, equipe da Secretaria de Assistência Social orienta população sobre a questão de gênero e a violência histórica/cultural

Neste sábado (26/11), a Secretaria de Assistência Social de Votuporanga faz mobilização no Dia Internacional para eliminação da violência contra a mulher. Equipe do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM) estará na Praça Cívica e Concha Acústica, a partir das 10h, para orientar a população quanto ao combate à violência de gênero.

O objetivo da ação é propiciar a reflexão e sensibilização da sociedade, fomentando a contribuição para o rompimento da violência doméstica e familiar contra as mulheres. A iniciativa abrange panfletagem com cartilha, atividades de lazer e sessão de maquiagem.

O evento conta com o apoio do Conselho Municipal do Direito da Mulher (CMDM); Delegacia de Defesa da Mulher (DDM); Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos (CMDDH); Rede Panapanã; Polícia Militar e Secretaria de Trânsito, Transporte e Segurança.

Mais de 270 mulheres atendidas

A busca pelo fim da violência doméstica é a meta do CRAM, implantado em Votuporanga em 2014. Dados comprovam a atuação da rede de atendimento à mulher e a necessidade de sensibilização da sociedade. Neste ano, o órgão atendeu 274 mulheres, sendo que, deste total 149 sofreram violência psicológica (54%); 115 foram agredidas fisicamente (42%); nove foram vítimas de violência patrimonial e/ou moral (3%) e uma foi abusada sexualmente (1 %).

Diante de toda esta demanda, o CRAM visa possibilitar um atendimento mais especializado a temática da mulher em situação de violência e, com isso, uma maior emancipação delas, ampliando e qualificando a rede de atendimento. A unidade faz trabalho de divulgação, priorizando a criação de fluxos e protocolos de atendimento para possibilitar a responsabilização do agressor, conforme preconiza a Lei Maria da Penha.

O atendimento à mulher em situação de violência oferecido, mediante sua complexidade, também permeia o vínculo da mulher com familiares.

A secretária de Assistência Social, Marli Pignatari, ressaltou que Votuporanga é uma das poucas cidades da região que possui um serviço específico para as mulheres. “A maioria dos municípios atende este público no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS)”, afirmou.

O CRAM fica localizado na Rua São Paulo, 2.959, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. O telefone é (17) 3423-5367.

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher

A Assembleia Geral da ONU instituiu o dia 25 de novembro como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher e convidou governos, organizações internacionais e não-governamentais a organizar neste dia atividades de sensibilização da opinião pública com relação ao problema da violência contra a mulher (Resolução 54/134, de 17 de dezembro de 1999).

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password