Menores agredidos em Votuporanga somam 127 casos em um ano, aponta Conselho Tutelar

Órgão de proteção à criança e ao adolescente pede que as pessoas façam a denúncia de crianças que sofrem maus tratos; as ligações são totalmente sigilosas

O Conselho Tutelar de Votuporanga registrou em um ano 127 denuncias de violência contra crianças e adolescentes. São em média um caso a cada três dias, o que preocupa o órgão de proteção ao menor, e pedindo para que a população denuncie os maus tratos.

“Geralmente as denuncias são ligações anônimas, pessoas que detectam que a criança está com alguma marca, ou está com algum comportamento estranho. A escola sempre ajuda também nesses casos de diagnóstico da violência”, informa o conselheiro tutelar Douglas Araújo.

Os conselheiros apuram as denúncias, indo até a casa da criança, conversam com os pais e os notificam para comparecer ao órgão dar explicações. Após a apuração dos fatos, a família é encaminhada ao Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Creas).

Se a situação estiver muito crítica, eles já fazem um Boletim de Ocorrência para a proteção a criança. “Lá no Creas eles fazem uma triagem e fazem o acompanhamento psicológico e tudo mais que a família precisar para se reestruturar e ter condições de continuar com a criança”, conta.

Há uma rede de proteção, se a violência veio de dentro da casa, eles são o órgão protetor desta criança.  Em casos de abuso sexual, as denúncias podem ser feitas diretamente na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

“A delegacia pode encaminhar os casos diretamente para a o Creas, ou nos comunicar para dar apoio à proteção da criança. Quando o caso é dentro da casa do menor, a família maquia a situação e quem sofre é a criança”.

Como denunciar

O Conselho Tutelar pede para que quem for fazer a denúncia tenha em mãos o endereço correto, o nome da criança e do agressor.

“Caso a pessoa não tenha todas essas informações, pedimos que ela tenha em mente pelo menos qualquer coisa que possa nos ajudar a chegar até essa criança. Nos dizer as características dela, as roupas que está usando. Se a denúncia não for direcionada, não tem como checarmos”.

Quando eles vão apurar as denuncias, eles se preocupam em primeiro lugar em escutar o menor e capturar as informações. Depois, um processo é aberto e o conselho continua atendendo a criança, mesmo a encaminhando para outros órgãos.

O Conselho Tutelar de Votuporanga fica na Rua Argentina, nº 4416, no bairro San Remo. Os números para denuncias são: (17)-3422-2288 e (17)-3422-4468.

Criança de três anos  agredida em novembro ainda está sob proteção da Justiça  

Em novembro do ano passado, um menino de apenas três anos de idade deu entrada na Santa Casa de Votuporanga com suspeita de espancamento. O caso foi descoberto e denunciado ao Conselho Tutelar que de imediato levou a criança ao hospital para cuidados médicos.

Hoje ele está sendo acolhido pela Vara da Infância e Juventude. Por pedido do Ministério Público, quem o acompanha é o Creas.

“Fizemos o que tinha que ser feito, tiramos o menor de onde ele estava sofrendo a violência e o colocamos em um local mais tranquilo”, comenta o conselheiro tutelar Douglas Araújo que atendeu a criança na época.

Há um trabalho sendo realizado com a família agressora, que é chamada de família estendida. No caso, os familiares da vítima são todos de outras cidades. Mas, por enquanto ele está fazendo visitas a essa família para viabilizar o seu retorno.

“O menino está hospedado em uma Casa Lar de Votuporanga que dá todo o suporte necessário que os menores precisam. Lá, eles têm amparo com a saúde, escola, recreação, e também vida social, por exemplo, eles saem para passear, fazem viagens e tudo mais igual a uma criança comum”.

Caso antigo

O conselheiro informou que a mãe da criança já tem um histórico de transtorno mental, e que um boletim já havia sido registrado contra a mesma, que um dia tentou atear fogo na cabeça do próprio filho com um isqueiro.

TABELA

Mês Violência Física e Psicológica
Fevereiro/2013

28

Março/2013

11

Abril/2013

01

Maio/2013

13

Junho/2013

07

Julho/2013

05

Agosto/2013

05

Setembro/2013

04

Outubro/2013

22

Novembro/2013

12

Dezembro/2013

03

Janeiro/2014

03

Fevereiro/2014

13

TOTAL

127

 

 

 

 

 

 

 

Isabela Jardinetti/ O Jornal

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password