Meio Ambiente: Votuporanga participa de seminário internacional

O gestor de Meio Ambiente Luiz Gustavo Gallo Vilela e a diretora de Meio Ambiente Simone Neiva Rodella, ambos da SAEV Ambiental, participaram no último mês de novembro, em Jundiaí (SP), do I Seminário Técnico Internacional, sob o tema “Nivelamento técnico em gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos”, evento este desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí em parceria com a Technische Universitaet Braunschweig da Alemanha, PUC-Rio de Janeiro e Prefeitura de Florianópolis, com patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Segundo Gallo, o Seminário Internacional foi de alto nível técnico e grande relevância institucional, pois foram abordados os caminhos adotados por atores públicos e privados na busca de novas tecnologias, processos produtivos e no aprofundamento de questões capitais ao desenvolvimento sustentável relacionado à gestão de resíduos sólidos.

“À luz da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei Federal 12.305 instituída em 2010, os impactos diferenciados gerados pelos resíduos sólidos urbanos justificam a necessidade de intervenções concretas, possíveis unicamente a partir do planejamento de programas de gestão adequados. Nesse sentido torna-se fundamental a utilização de tecnologia, de maquinário e de assessoria técnica, ambos especializados e compatíveis com o manejo adequado, englobando questões como tratamento de resíduos, viabilidade econômica, preservação ambiental, manutenção da qualidade da saúde pública, paisagem urbana e até mesmo geração de emprego e renda”, destacou Gallo.

O evento contou com a presença das maiores autoridades e empresas renomadas em resíduos sólidos da Alemanha que apresentaram experiências e tecnologias de tratamento de resíduos. Participaram também palestrantes de órgãos financiadores de projetos, tais como Caixa Econômica Federal e FINEP (Ministério da Ciência e Tecnologia), a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH, agência de cooperação internacional do governo alemão), além de empresas brasileiras e multinacionais importantes na cadeia dos resíduos sólidos, como Votorantim e Scania.

Neste contexto, alguns municípios com atividades relevantes na gestão de resíduos sólidos urbanos expuseram suas experiências, como Jundiaí (SP), Taubaté (SP), Florianópolis (SC) e Paulista (PE). Votuporanga foi convidada a apresentar suas ações, por se destacar dentre as cidades pequenas e médias do Brasil, com a interlocução do gestor municipal de Meio Ambiente da Saev Ambiental, Luiz Gustavo Gallo Vilela.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password