Médicos são treinados para pedir somente exames necessários

De acordo com a secretária, as consultas médicas geram um número grande de pedidos de exames e de medicamentos

Votuporanga oferece neste ano uma quantidade bem maior de exames de ultrassom, mesmo assim, a demanda ainda é acima da oferta no município. Para garantir atendimentos aos casos mais urgentes e necessários, a Secretaria Municipal de Saúde faz uma capacitação com a sua equipe médica.

“A Secretaria tem um programa de avaliação destes exames solicitados e todo um trabalho de capacitação com os médicos da rede para que eles realmente solicitem as avaliações que têm indicação clínica. Estes pedidos também são auditados pela Secretaria Municipal para que não haja indicações desnecessárias para a solicitação de exames para diagnóstico”, explicou a secretária Fabiana Parma.

De acordo com a secretária, as consultas médicas geram um número grande de pedidos de exames e de medicamentos também. “A Secretaria teve que fazer um planejamento para ampliar o número de exames e de medicamentos para a população. Ofertamos praticamente 2.800 exames de ultrassom a mais em comparação a 2014, naquele ano, realizamos 5.140 procedimentos e a meta para 2015 é de 9.400, que são destinados aos médicos clínicos e generalistas das unidades básicas de saúde. Votuporanga tem hoje 14 unidades de saúde, os exames são solicitados por estes clínicos, ginecologistas ou pediatras e o agendamento é feito pela própria unidade”, disse Fabiana.

São realizados vários tipos de ultrassom, como vias urinárias, articulações, pélvico, mama, transvaginal, tireoide, obstétrico, entre outros. Muitos destes exames fazem parte dos programas de prevenção contra o câncer de mama, de útero e de próstata, além dos obstétricos para acompanhamento de gestação.

Para ter acesso ao exame de ultrassonografia, o usuário deve antes ser consultado pelo médico da unidade de saúde. O profissional avalia a necessidade ou não do exame e entrega o encaminhamento ao usuário, que realiza o agendamento na própria unidade de saúde.

A unidade, por sua vez, faz o encaminhamento à Unidade de Regulação de Exames localizada na Secretaria de Saúde, onde será feita reavaliação por médicos. Em Votuporanga, o exame de ultrassonografia é realizado no AME (Ambulatório Médico de Especialidades). Leidiane Sabino/A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password