Médicos cubanos chegam a Fernandópolis “prontos para trabalhar”

Os seis novos médicos cubanos que irão atuar em Fernandópolis chegaram na noite de ontem ao município e foram apresentados na manhã dessa quinta-feira para a população e imprensa no Paço Municipal.

Os profissionais, advindos do programa federal Mais Médicos irão atuar em cinco postos de saúde, que estão localizados nos bairros: Ipanema, Santa Bárbara, Cohab Antônio Brandini, Caic e Albino Mininel.

Já a partir da próxima semana, a população será atendida pelos médicos Anaisis Gonzalez Reyes, Susana Coello Garcia, Tania Noarda Jimenez Milian, Victor Manuel Delgado Marquez, Vladimir Sanchez Vargas e Yoel Pantoja Garcia.

Em conversa com a imprensa, os cubanos se disseram “prontos para trabalhar”, e garantiram que estudaram a fundo as doenças peculiares aos brasileiros, que eles dificilmente encontram em Cuba como: hanseníase, malária, mal de chagas, leishmaniose e acidentes ofídicos [acidentes por animais peçonhentos, como cobras e escorpiões].Quanto a adaptação à língua portuguesa,os médicos receberam um treinamento intensificado para conversar com os pacientes.

Os cubanos ainda garantiram que a população de Fernandópolis receberá um tratamento digno, já que para eles, a medicina de Cuba é a “mais evoluída do mundo”. Todos possuem especialização em clínica geral e irão diagnosticar todos os tipos de enfermidades.

Ainda na tarde de hoje, os profissionais irão se reunir com a secretária de saúde, Lígia Barreto, para definir em quais locais ficarão instalados no município.

MAIS MÉDICOS

O Programa Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê mais investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, além de levar mais médicos para regiões onde há escassez e ausência de profissionais.

Com a convocação de médicos para atuar na atenção básica de municípios com maior vulnerabilidade social e Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), o Governo Federal garantirá mais médicos para o Brasil e mais saúde para você.

A iniciativa prevê também a expansão do número de vagas de medicina e de residência médica, além do aprimoramento da formação médica no Brasil.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password