Médica lamenta demora em exames e consultas

Secretaria de Saúde alega que não comparecimento é a principal causa; só em agosto, 242 pessoas faltaram em exames

Há seis meses em Votuporanga, a médica cubana Marlene de La Caridad Peres Sanches, conversou com o jornal A Cidade ontem, e fez um balanço de sua experiência na cidade. Apenas uma coisa a incomoda muito, a demora para um paciente fazer um exame ou conseguir uma consulta com um especialista.

A Secretaria de Saúde informou que o não comparecimento de pacientes nas consultas e exames é um fato que tira a vaga de muitas pessoas. Dados do mês de agosto mostram que 242 pessoas não comparecem a exames marcados.

Mês de agosto

Exames agendados: 1510 – Não comparecimento: 242

Consultas agendadas: 1342 – Não comparecimento: 137

Daniela Ortiz, uma das responsáveis pela triagem de consultas e exames na Secretaria de Saúde, conta que para colocar outro paciente no lugar o sistema precisa de alguns dias de antecedência.

“Para um exame ou consulta ser desmarcado, a pessoa precisa pegar o papel de encaminhamento e levar até o consultório em que foi atendida. Se ela não fizer isso três dias antes do marcado, não conseguimos passar a vaga para outra pessoa”, explicou.

Uma médica realiza a triagem de todos os pedidos e verifica a necessidade de passar alguém na frente, caso tenha mais urgência o pedido.

“Nossa maior demanda são exames de ultrassonografia, que demora em média seis meses para um paciente fazer. Se alguém falta nesse exame, quem realmente precisa acaba esperando ainda mais”, disse Daniela.

Experiência

Apesar de lamentar essa situação, MArlene demonstrou estar contente em Votuporanga. A médica já realizou atendimentos no Posto de Saúde do bairro São Cosme e no Parque das Nações, agora está atendendo na sede da Secretaria de Saúde.

“Já fiz muitos amigos e todos são muito receptivos comigo. Os pacientes também conseguem me entender e até hoje não tive nenhum problema de comunicação ou de qualquer coisa”. Isabela Jardinetti/A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password