MEC aprova material de votuporanguense para ser distribuído pelo país

Projeto Educando para o Trânsito, composto pela cartilha educativa ‘Siga em frente para ler, aprender e divulgar’ é do professor Juarez Garcia Sant’Anna

O projeto Educando para o Trânsito, composto pela cartilha educativa ‘Siga em frente para ler, aprender e divulgar’, de um votuporanguense, foi aprovado pelo MEC (Ministério de Educação) para ser distribuído nas unidades escolares do Brasil. A proposta é do professor Juarez Garcia Sant’Anna, o profissional é servidor da Prefeitura de Votuporanga e contou com o apoio e intermediação do deputado federal, João Dado (SDD).

O material é composto de 12 apostilas, sendo seis do aluno e o restante do professor. As apostilas dos alunos possuem, em média, 30 páginas, enquanto do professor, 60. O conteúdo atende a Educação Infantil, 1°, 2°, 3º, 4º e 5º anos. A resposta veio após uma reunião com o secretário interino de Educação Básica do Ministério da Educação, Romeu Weliton Caputo.

Juarez é professor há 25 anos e há 10 anos trabalha como educador de Trânsito. O profissional explicou ao Diário os motivos que o levaram a produzir o material. “Diante da necessidade dos educadores em criar atividades pedagógicas com linguagem adequada e clara ao tema trânsito em que os mesmos estão integrados aos conteúdos curriculares, entre as disciplinas, alunos e professores, com exercícios de fácil compreensão. Assim decidi elaborar um material educativo.”

Sant’Anna relata que a ideia é que todas as pessoas envolvidas nesse projeto se tornem multiplicadores por meio do ensino. “Criando valores com ações contínuas onde interagem professor, aluno e comunidade para a importância do respeito às leis de trânsito.”

De acordo com ele, a expectativa é alcançar toda a sociedade. “O tema trânsito incorporado ao currículo escolar debate as questões sociais e a construção da cidadania começa na escola e se multiplica aos demais onde os alunos são os principais atuantes com multiplicadores em seu cotidiano.”

No fim de cada apostila há ainda folhas de avaliação para o professor analisar o conteúdo. Juarez Garcia Sant’Anna ressalta que as escolas receberão o material como sugestão, e caso se interessem, poderão adquiri-lo. As apostilas também contam com a coautoria e ilustração de Leandro Ferreira e a colaboração de Antônio Carlos Camargo, Diná Maria Commar Sant’Anna, Encarnação Manzano, Ivonete Rosa Gonçalves e Maria Lúcia Commar Sant’Anna.

 

ANCELMO LIO – Diário de Votuporanga

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password