Maioria deixa de fumar antes do fim de tratamento

Cerca de 70% dos participantes do programa de atenção intensivo ao tabagista no município conclui com sucesso o atendimento

Em funcionamento desde setembro de 2014, o Programa de Atenção Intensivo ao Tabagista, tem conseguido bons resultados em Votuporanga, cerca de 70% dos participantes deixam o cigarro antes de concluir o tratamento.

O atendimento é feito no Caps AD, localizado na rua Javari, 3857. O programa é estadual e realizado com apoio do Inca (Instituto Nacional de Câncer) e Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas).

Os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde foram capacitados e o município recebeu habilitação para abordar usuários de nicotina para o tratamento.

É oferecido atendimento médico em grupo e individual, com a oferta de insumos (medicação, adesivo e goma), de acordo com a indicação do especialista e necessidade da pessoa atendida.

Para participar dos grupos, que tem a duração de seis encontros, uma vez por semana, na terça-­feira, das 13h30 às 15h, basca procurar o Caps AD ou pedir informações nas unidades de saúde da cidade.

“Nos encontros é discutida a problemática em relação às dificuldades de interromper o uso do cigarro, com apoio da equipe formada por enfermeiro, assistente social, psicólogo, farmacêutico e médico”, disse Reinaldo Antônio de Carvalho, enfermeiro coordenador da rede de saúde mental da cidade.

Reinaldo ressaltou que, para ter acesso ao programa, é fundamental a participação no grupo. É feito um contrato com o participante reforçando esta exigência. “Depois do último encontro, a pessoa é reavaliada para saber se há a necessidade de ela continuar participando”, falou.

Na próxima semana será o último encontro do atual grupo, composto por 13 pessoas, uma desistiu antes de concluir. “A desistência, no início dos nossos trabalhos, era maior, agora está bem menor. Acredito que as pessoas que nos procuram atualmente são porque realmente querem deixar o cigarro”, destacou Reinaldo.

Um novo grupo começa no próximo mês e já tem os 14 participantes. Há também pessoas na espera para integrar os futuros grupos.

Para saber mais sobre o programa, o Caps AD funciona de segunda a sexta-­feira, das 8h às 17h; nas quartas estende o horário até às 19h. Leidiane Sabino/A Cidade

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password