Mães e crianças terão atividades no FLIV

A quinta edição do Festival Literário de Votuporanga que começa na próxima sexta-feira (7/8)  tem uma extensão e variada programação voltada a incentivar a cultura e o hábito da leitura junto a diferentes públicos. As gestantes, mães e crianças de 0 a 3 anos também serão atendidas com atividades específicas realizadas nos espaços do FLIV.

A 5ª Semana do Bebê contará com ações em várias partes da cidade, entre elas no galpão do FLIV e no Cine FLIV.

As doulas – mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto – estarão diariamente, das 8h às 22h, no Galpão FLIV oferecendo informações às gestantes e tirando dúvidas sobre o assunto. Das 17h às 19 horas, acadêmicos de psicologia da Unifev apresentarão sessões do Cine Bebê no espaço montado embaixo da Escola de Artes.

Nos dias 11 e 14 de agosto, das 9h30 às 11h, enfermeiros e equipe do Samu ministrarão a palestra “Primeiros Socorros” com orientações sobre o cuidado com gestantes e crianças.

Acadêmicos de Pedagogia estarão no FLIV dia 13, das 18h às 22h, para um momento de contação de histórias. Já no dia 15, a equipe de enfermagem do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) falará sobre Medidas Antopométricas de Puericultura, das 9h às 12h. A programação se encerra no dia 15 de agosto com apresentação cultural de colaboradores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE).

A 5ª Semana do Bebê terá ainda  ações Consultórios Municipais, nos Centros de Educação Municipais e nos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), durante o dia e à noite. O evento é desenvolvido entre as parcerias da Prefeitura de Votuporanga através das Secretarias da Saúde, Educação e Assistência; Fundação Maria Cecília necessidade em favor Souto Vidigal, Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância e Unifev.  Saiba mais em (17) 34059787.

PROGRAMAÇÃO INFANTIL DO FLIV 2015

Galpão FLIV (500m²) – totalmente voltado ao público infantil, espera receber cerca de 15 mil alunos de escolas da região Noroeste Paulista, além de visitantes da cidade. Com puffs, tapetes e colorida cenografia, o espaço terá contação de histórias com artistas locais, músicas, atividades de ilustração e desenho com monitores, brincadeiras circenses e apresentações teatrais da companhia Fábrica de Sonhos (de Votuporanga) .

Workshop com o educador Geraldo Peçanha de Almeida (de Curitiba) – para crianças de 10 a 11 anos com contação de histórias e lançamento do livro “O Anjo da Bicicleta”, assinado por ele.

Lançamento do “FLIV Itinerante” – uma biblioteca ambulante montada dentro de um ônibus com acervo 1.280 títulos.

Mosaico na Estrada – projeto cultural do Sescoop/SP trará o espetáculo “Vila Tarsila”, que conta a infância da pintora modernista Tarsila do Amaral, encenado pela Cia Druw. A apresentação será no dia 14, às 20h30. Em Vila Tarsila, a coreógrafa Miriam Druwe (fundadora da companhia) e a diretora teatral Cristiane Paoli Quito jogam luzes nas memórias de infância da artista, como a educação francesa e as brincadeiras na fazenda da família em Capivari, no interior paulista.

Atividades da “5ª Semana do Bebê” (realizada pelo programa Primeiríssima Infância da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, Governo do Estado e com apoio da Prefeitura de Votuporanga) – Contação de histórias com acadêmicos de pedagogia; Cine Bebê – vídeos voltados a orientar mães e gestantes no cuidado com os filhos de 0 a 3 anos; Palestras de Doulas com gestantes sobre a importância do parto natural; Palestra sobre primeiros socorros a crianças – presença de enfermeiros e equipe do Samu; Palestra “Medidas Antopométricas de Puericultura”; apresentação cultural da APAE.

Tendas das livrarias Saraiva, Premier e Espaço – (200M²) prateleiras específicas com obras da literatura infantil. 


FLIV Itinerante levará livros e cultura para oito cidades da região

Biblioteca móvel terá mais de 1 mil livros, espaço para sessões de cinema e atividades culturais ; ônibus percorrerá sete cidades da região e bairros de Votuporanga

No dia 15 de agosto, se encerra o Festival Literário de Votuporanga. No entanto, as ações de incentivo à leitura terão continuidade com o “FLIV Itinerante – Leitores do Futuro”. A biblioteca móvel montada dentro de um ônibus será apresentada pelo prefeito Junior Marão na sexta-feira (7/8) durante a abertura do evento. A iniciativa, considerada inédita na região Noroeste Paulista, tem o patrocínio da Noble Agri, através do Programa de Ação Cultural – Proac/ICMS, Governo do Estado de São Paulo; da Expresso Itamarati; e apoio do Auto Posto Vilar, Ipiranga e Prefeitura.

O FLIV Itinerante percorrerá bairros de Votuporanga e sete cidades da região: Tabapuã,  Potirendaba, Parisi, Valentim Gentil, Novais, Magda e Sebastianópolis do Sul.

O ônibus foi totalmente reestruturado e recebeu projeto visual de identificação. Prateleiras serão montadas para exposição de 1.280 livros da literatura infanto-juvenil. “A formação de leitores é nosso principal objetivo. Por isso, a programação de visitas privilegiará as escolas e lugares de concentração de crianças e jovens”, explica a coordenadora do FLIV, Cibeli Moretti.

Além de oferecer as obras para leitura, o Fliv Itinerante terá equipamentos multimídia para sesssões de cinema com filmes educativos e promoverá atividades culturais e artísticas com a comunidade. Monitores farão o acompanhamento e controle de empréstimo de livros.  Entre os autores, estarão nomes como Monteiro Lobato, Manoel de Barros (homenageado no FLIV 2015), Mário de Andrade e Adélia Prado.

“O FLIV Itinerante é um evento literário que estará próximo da população, promovendo inclusão social por meio do livre acesso à informação”, destaca a Secretária de Cultura e Turismo de Votuporanga, Silvia Stipp. A programação de visitas do FLIV Itinerante será divulgada previamente para que todos participem.

A programação será divulgada previamente para que todos participem.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password