Lideranças reivindicam Acessuas Trabalho e Pronatec

Preocupados em continuar a oferecer programas de qualificação para o mercado de trabalho, o prefeito Junior Marão e a secretária de Assistência Social, Marli Pignatari, viajaram até o Ministério de Desenvolvimento Social nesta quarta-feira (15/7). Em audiência com a secretária nacional de Assistência Social, Ieda Castro, as lideranças reivindicaram a continuidade do Acessuas Trabalho (Programa Nacional de Promoção do Acesso ao Mundo do trabalho) e do Pronatec (Programa Nacional do Ensino Técnico) no município, que encerraria no final deste mês.

Marli Pignatari explicou que, desde 2012, Votuporanga possui o Acessuas Trabalho, que proporciona que o público de Assistência Social tenha acesso a capacitações profissionalizantes. “Fizemos um convênio com o Centro Social, que é quem faz a mobilização de famílias matriculadas no CAD Único, aquelas que têm renda de até três salários mínimos. A entidade contratou um psicólogo e dois assistentes sociais para a identificação deste público. Fomos reforçar a importância do programa para o município”, disse.

Adriano Borges, diretor técnico da Secretaria Municipal de Assistência Social, também acompanhou a audiência, na companhia da diretora administrativa do Centro Social, Camila Santana. Ele explicou os benefícios para a população com o Acessuas Trabalho. “Além de mobilizar as famílias, a iniciativa acompanha a trajetória dos participantes e encaminha para o mercado de trabalho”, afirmou.

Ele ressaltou que as reivindicações das lideranças locais são com relação ao financiamento para o Acessuas. “Buscamos também a garantia de vagas para os cursos do Pronatec, uma vez  que o governo federal reduziu para o número de vagas em todo o país. Com relação ao Pronatec, a secretária nacional garantiu que Votuporanga será contemplada com os cursos. Sobre o Acessuas, ela enfatizou os números positivos do município e se comprometeu a falar com a ministra Tereza  Campello”, disse. De 2012 até o ano passado, 2484 pessoas se formaram por meio do Acessuas Trabalho.

Contas Aprovadas

As contas da Assistência Social de Votuporanga de 2005 a 2012 foram aprovadas pela Coordenadoria de Prestação de Contas, do Fundo Nacional de Assistência Social. “Isso demonstra que Votuporanga tem executado de maneira correta os recursos financeiros que recebe”, afirmou.  Para os anos de 2013 e 2014, a prestação de contas está em análise.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password