Líder opositor da Venezuela Juan Guaidó se declara presidente interino e é reconhecido por Trump e OEA

Anúncio ocorre durante manifestações contra Maduro que reúnem milhares de pessoas nas principais cidades da Venezuela. Cerca de quatro pessoas já morreram nesta sequencia de ações, incluindo um adolescente de 16 anos.

Nesta quarta-feira (23),o líder opositor venezuelano Juan Guaidó declarou-se presidente interino da Venezuela durante as manifestações pela renúncia do presidente Nicolás Maduro em Caracas. Minutos após o anúncio, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e também Luis Almagro, da OEA, reconheceram Guaidó presidente em exercício da Venezuela e convocaram líderes latino-americanos a fazerem o mesmo.

“Usaremos todo o poder econômico e diplomático dos Estados Unidos para restaurar a democracia na Venezuela”, disse Trump em nota divulgada.

Os EUA impuseram sanções econômicas à Venezuela em 2017, que dificultaram as fontes de financiamento do regime chavista. Com isso, o governo e empresas estatais deram calote em títulos da dívida e tiveram de procurar outras formas de recurso, principalmente na exportação de ouro.

Presidente da Assembleia Nacional, Guaidó tinha chegado a sinalizar que pretendia declarar-se líder do país após a a Assembleia considerar Maduro “usurpador”, mas vinha evitando fazer isso abertamente.

Em protestos que antecederam a marcha, uma pessoa morreu quando uma estátua do presidente Chávez foi queimada. Outras três pessoas morreram em confrontos no Estado de Bolívar.

FOTO: Reprodução | AP Photo/Fernando Llano

0 Comentários

    Deixe um Comentário

    Login

    Bem vindo! Faça login na sua conta

    Lembre de mimPerdeu sua senha?

    Lost Password