Libras promove a inclusão dos surdos em eventos

A língua de sinais é considerada o segundo idioma oficial do Brasil; Senac Votuporanga abre 20 vagas para qualificar pessoas em Libras.

O Brasil possui hoje, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 9 milhões de pessoas com deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população do país. O censo ainda revelou que a maior parte dessas pessoas, cerca de 6,7 milhões, estão concentrados nas áreas urbanas.

Para a docente do Senac Votuporanga, Mayra Raquel Nunes Branco, a inclusão desses deficientes não deve acontecer somente na área da educação, mas em todos os âmbitos da sociedade, como saúde, turismo, comércio, eventos culturais, entre outros. “Acredito que os exemplos de inserção dos surdos neste tipo de evento são raros. É necessário que se cumpra as leis já existentes, pois muitas vezes os surdos precisam entrar com ações para fazer valer os seus direitos”, acrescentou a docente.

Mayra participou no mês de abril como intérprete de libras de uma apresentação de teatro na cidade de Fernandópolis, interior de São Paulo, onde a comunidade surda da região pode estar presente. A peça faz parte de um projeto que visa à participação dos surdos em eventos culturais. “Os surdos presentes estavam vibrantes pela conquista, pois relataram o desejo de participar destes eventos, mas sem a acessibilidade em Libras era desestimulador e inviável. Como intérprete me senti realizada por mais uma conquista sempre precedida de muita luta, garantindo ao surdo não só o direto de espectador, mas também de autor de sua própria história e expressão de sua cultura”, ressaltou Mayra.

Pensando na inclusão dessas pessoas na sociedade, o Senac Votuporanga está com inscrições abertas para o curso Língua Brasileira de Sinais 1. Segundo a docente do curso, Mayra Raquel Nunes Branco, os alunos sairão do curso habilitados a utilizar a Libras no nível básico, interagindo de maneira eficiente e natural com surdos, ampliando as possibilidades de comunicação profissional e interação social. “O curso é uma oportunidade para quem deseja aprender o segundo idioma oficial do Brasil. No campo profissional, para aqueles que têm interesse em se profissionalizar, este é o primeiro passo, pois o mercado só vem crescendo e a demanda é grande”, disse a docente do Senac Votuporanga.

Os interessados podem se inscrever pelo site www.sp.senac.br/votuporanga ou direto no Senac Votuporanga, que fica na Rua Guaporé, 3.221 – Nova Boa Vista. Mais informações pelo telefone (17) 3426-6710.

Serviço

Língua Brasileira de Sinais 1

Início: 18/7/2015 | Término: 14/11/2015

Aulas: aos sábados, das 9 às 12 horas

Inscrições: www.sp.senac.br/votuporanga

 

Senac Votuporanga

Rua Guaporé, 3.221 – Nova Boa Vista

www.sp.senac.br/votuporanga

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password