Leishmaniose: Prefeitura realiza ação inédita no país com o encoleiramento de cães

Serão investidos cerca de R$2,5 milhões no projeto científico; todos os cães cadastrados pelo censo canino receberão a coleira repelente impregnada com deltametrina 4%

 

Intensificando as ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Votuporanga no controle à leishmaniose visceral, a partir desta semana, o Setor de Controle de Endemias e Zoonoses inicia um grandioso projeto científico que contemplará o encoleiramento de toda a população canina, com coleiras repelentes à base de deltametrina 4%. Esta ação é inédita no país e está sendo desenvolvida em parceria com o IAL/ SP (Instituto Adolfo Lutz) e Unifev com subvenção do Ministério da Saúde, de aproximadamente R$ 2,5 milhões, verba garantida ao município pelo cumprimento das ações pautadas pelo MS no controle à doença.  O projeto prevê o encoleiramento de cães do município, pesquisas sobre o vetor e o agente etiológico.

 

Em um primeiro momento, agentes comunitários de saúde realizarão o cadastramento de cães e gatos (censo)No ato desse registro, para cada animal será feita uma carteirinha de identificação, que deverá ser apresentada no posto de encoleiramento da área de abrangência da moradia.

 

Para encoleirar o animal será necessária a coleta de sangue para diagnóstico da doença. “A população pode ficar tranqüila, pois o município fará o encoleiramento de todos os cães residentes”, esclarece o veterinário responsável pela Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Élcio Sanchez Estevez Júnior.

 

O projeto prevê ainda a substituição da coleira a cada seis meses, por um período de dois anos. Enfermeiros e agentes de saúde e de controle de vetores receberam treinamento para a realização das ações. As datas, horários e locais para o encoleiramento dos cães serão divulgados nas próximas semanas.

 

Para obter mais esclarecimentos sobre o projeto de encoleiramento, o morador deve entrar em contato pelo 3405-9787, ramal: 9907.

 

Foto: André Luiz D. Takahashi

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password