Junior Marão quer incentivar jovens à busca por qualificação profissional

O prefeito de Votuporanga, Junior Marão, preocupado com a crescente demanda do mercado por mão de obra qualificada convocou uma reunião na manhã desta quinta-feira (27/6), em seu gabinete, com representantes de instituições que oferecem cursos profissionalizantes para traçar um planejamento de forma a incentivar os jovens a buscarem as diversas opções de cursos disponíveis e, assim, preencherem as vagas existentes no mercado de trabalho local.

 

“Já existe uma grande demanda no momento, tanto no comércio como na indústria e, principalmente, na construção civil. Dentro de um ano o novo shopping já deverá abrir mais 700 a 800 vagas para o comércio e esta demanda aumentará ainda mais. Precisamos mostrar aos nossos jovens que este é o momento certo de se qualificar”, explicou Marão.

 

Participaram da reunião representantes do Sebrae, Senac, ETEC “Frei Arnaldo Maria de Itaporanga”, Senai, CTMO (Centro de Treinamento de Mão de Obra) da Secretaria de Assistência Social, Espaço Empresarial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Centro Social, Associação Comercial, Sindicato dos Comerciários. Na ocasião foram colocados os cursos oferecidos atualmente por cada instituição. “O Senac abriu recentemente três novos cursos voltados a formação de recepcionista, telefonista e vendedor, todos de 160 horas. Infelizmente tivemos dificuldade de adesão”, lamentou Francine Bottaro, representante da instituição.

 

“O que vemos hoje é uma realidade muito difícil. O próprio sistema oferece oportunidade das pessoas não quererem trabalhar. Isso dificulta bastante para os nossos comerciantes que precisam lidar com a falta de profissionais e a rotatividade daqueles que estão disponíveis”, informou o presidente da Associação Comercial de Votuporanga, Luiz Augusto de Oliveira.

 

“Precisa estimular os funcionários a permanecer no emprego. Hoje em dia salário não é a motivação principal, é o incentivo. Nosso empresário precisa motivar o funcionário a permanecer”, argumentou a coordenadora da ETEC, Clenira Mantovani do Prado Lima.

 

Durante a discussão ficou decidido que as instituições visitarão todas as escolas de Ensino Médio de Votuporanga e apresentarão aos alunos as opções de cursos existentes e a necessidade que o mercado de trabalho enfrenta por mão de obra qualificada. “A partir dessa demanda temos que unir forças para chegar da forma mais clara e objetiva às pessoas que têm interesse em trabalhar. Sendo assim, vamos fazer uma cartilha para ser entregue nas escolas conscientizando e incentivando nossos jovens a buscar essa qualificação dentro da área de interesse”, afirmou o prefeito Marão.

 

Informações sobre os cursos disponíveis pelo Espaço Empresarial pelo telefone (17) 3422-7058 e sobre os cursos do CTMO pelo (17) 3426-2600.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password