Junior Marão assina convênio que renova Vivaleite e beneficia mais de 2,3 mil crianças por dia

O prefeito de Votuporanga Junior Marão assinou, na manhã desta quarta-feira (29), em Votuporanga, o convênio que renova o Programa Vivaleite para o município. Ao todo, 2.354 crianças serão beneficiadas por dia, totalizando 35.310 litros de leite por mês. A solenidade aconteceu no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Social, Rogério Hamam, dos deputados estaduais Carlão Pignatari e Itamar Borges e prefeitos da região.

Na oportunidade, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social renovou ainda convênios do Vivaleite com outros 48 municípios da região. O Programa Estadual beneficia 15.222 crianças da região. São 228.330 litros de leite distribuídos por mês com investimentos de R$ 410.035,20 do Governo do Estado.

Na solenidade, Marão destacou a importância da ação do Governo do Estado e ainda sugeriu ampliar a distribuição de leite também para idosos. O prefeito ainda aproveitou a oportunidade para cobrar dos governos, tanto estadual quanto federal, mais recursos para o custeio das ações e programas desenvolvidos no município.

“Mais importante que investimentos, que obras, é também o custeio. É preciso uma atenção muito especial neste sentido, tanto na área da saúde, quanto no social, pois os municípios estão sendo sobrecarregados, os encargos são muito pesados. Os equipamentos são importantes, claro, mas necessitamos que os governos se sensibilizem cada vez mais e nos destinem recursos para ajudar a manter o funcionamento desses equipamentos”, disse.

O secretário Rogerio Hamam afirmou que a solicitação do prefeito é pertinente e revelou que a Secretaria de Desenvolvimento Social tem buscado alternativas. “Somos sensíveis à dificuldade dos municípios e vamos procurar aumentar o repasse do FEAS [Fundo Estadual de Assistencial Social], nos baseando no desempenho do uso dos recursos por parte dos municípios. É uma forma que temos que colaborar”, afirmou.

Antes da cerimônia o secretário visitou o Consultório Municipal “Dr. Walter Eleutério Rodrigues”, no bairro São Cosme, acompanhado pelo prefeito Junior Marão, e elogiou a estrutura da unidade. “É bacana porque tem um espaço dedicado só à entrega do leite sem a necessidade dessas famílias terem que entrar na unidade”, disse Hamam. Na ocasião o secretário e o prefeito conversaram com pessoas beneficiadas pelo projeto. “Perceber a satisfação e felicidade das pessoas na hora que vão buscar o leite realmente é um impulso para nós”, afirmou o secretário.

Projeto Vivaleite

 

O Vivaleite é um projeto social de distribuição gratuita de leite fluido, pasteurizado, com teor de gordura mínimo de 3%, enriquecido com ferro e Vitaminas A e D. Em Votuporanga foi implantado em 2003 e tem o objetivo de oferecer um complemento alimentar seguro e de alto valor nutritivo às pessoas de baixa renda, além de gerar, de forma indireta, novos empregos no campo.

 

Foto: André Luiz D. Takahashi

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password