Prefeito Junior Marão assina convênio que oferece formação gratuita de eletricista

Visando atender uma demanda crescente do mercado por profissionais eletricistas em Votuporanga, o prefeito Junior Marão assinou convênio na manhã desta sexta-feira (12/7) que oferecerá curso de formação gratuito aos interessados em se transformarem em eletricista residencial ou eletricista multifuncional para atuar em redes de distribuição.

 

O convênio com a Elektro e o IFSP traz para Votuporanga o projeto Escola de Eletricistas da Elektro que capacita gratuitamente pessoas da comunidade para realizar instalações elétricas e para atuar em empresas de distribuição de energia. “Sentimos muita dificuldade de encontrar profissionais qualificados, a maioria que temos em nosso quadro é de outras cidades”, informou o gerente de distribuição da Elektro, Amarildo Aparecido Gandolphi.

 

Devido a esta necessidade a própria Elektro possui índice de empregabilidade muito grande dos alunos que concluem o curso, cerca de 90% dos estudantes do projeto atuam como eletricista na companhia. O salário inicial de um profissional com a qualificação gira em torno de R$ 1.700,00. “É uma garantia de inserção no mercado de trabalho. Considero esta uma conquista importantíssima porque além da qualificação que dará oportunidade de o aluno se tornar um profissional autônomo, ele ainda tem essa oportunidade de trabalhar em redes de distribuição de energia assim que concluir o curso”, comemorou o prefeito Junior Marão.

 

Dentro do convênio a Elektro oferecerá os profissionais que farão a qualificação, a Prefeitura proporcionará infraestrutura como alimentação, entre outras, e o IFSP proporcionará o local para realização do curso, onde será montado um pátio de treinamento. “É uma espécie de laboratório, um legado que ficará para a instituição quando o curso terminar e que consideramos ser o primeiro passo para o Instituto Federal ter o curso de Engenharia Elétrica futuramente”, projetou Marão.

 

A Escola de Eletricistas tem como objetivo aumentar a agilidade e a eficácia na capacitação de eletricistas, garantindo disponibilidade de mão de obra qualificada no mercado, que poderá ser empregada tanto pela Elektro, quanto por outras empresas e setores que recrutam esses profissionais.

 

Ao mesmo tempo em que capacita profissionais mais qualificados, a Escola de Eletricistas oferece a oportunidade de capacitação profissional para as comunidades em que atua. Cada turma oferece 40 vagas para o curso de eletricista residencial sendo que, destes, 20 são selecionados para continuar o curso e aprofundar a formação técnica como Eletricistas Multifuncional de Redes de Distribuição, tornando-se aptos a ocupar vagas na Elektro. A carga horária do treinamento é de 972 horas divididos em dois módulos: Eletricista Instalador Residencial e Eletricista Multifuncional de Redes de Distribuição.

 

A previsão do gerente da Elektro é de que até setembro toda estrutura esteja pronta para iniciar o curso em Votuporanga. Os interessados devem ter concluído o Ensino Médio e passarão por um processo seletivo que será organizado pelo IFSP. “Ainda não definimos se o curso será integral ou noturno. Porém, se for integral a duração será de seis meses e se for noturno será de um ano”, explicou Gandolphi.

 

Participaram também da reunião onde ocorreu a assinatura do convênio o secretário de Obras e Serviços Urbanos, Waldir Petenucci, juntamente com o assessor da Secretaria, Carlos Arantes; o gerente de distribuição da Elektro, Amarildo Aparecido Gandolphi; o engenheiro civil do IFSP, Milton César de Brito; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Diogo Mendes Vicentini, e o diretor de departamento da Secretaria, Ricardo Zacarelli.

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password