Juiz espera maior participação de eleitores neste segundo turno em Votuporanga

 Para ele, existe uma expectativa de muitos eleitores votarem hoje, já que é um momento decisivo para os brasileiros.

No primeiro turno das eleições deste ano, o Cartório Eleitoral de Votuporanga registrou a ausência de 14.041 eleitores. Isto representa que 20,45% dos votuporanguenses não foram às urnas escolherem seus representantes por mais quatro anos. A cidade possui 68.052 eleitores.

Em 2012, quando houve eleição municipal, 12.535 eleitores não compareceram.

O juiz eleitoral Sérgio Barbatto Martins Júnior analisa que a ausência de eleitores de Votuporanga no primeiro turno foi um fenômeno pouco comum. “Espero que hoje haja maior participação”, disse.

A falta de participação nas eleições a nível nacional é diferente das municipais, ocorridas em 2012. Para o magistrado, nesta época há maior adesão porque os eleitores sentem mais rápido o retorno das propostas políticas. “Quando se vota em prefeito e vereador, é pouca a ausência eleitoral. Os candidatos estão mais próximos de seus eleitores e isso faz a diferença”, destacou.

Outro fator que leva as pessoas a não votarem é a ideia ainda existente de que o seu voto não é relevante. “Muitos não entendem o porquê de um candidato ter votação expressiva e não entrar, enquanto outros que não tiveram tantos votos conseguirem se eleger. A população não se sente motivada a votar devido a estas diferenças, mas temos que frisar que somos cidadãos e de certa forma queremos colaborar”, falou.

Para ele, existe uma expectativa de muitos eleitores votarem hoje, já que é um momento decisivo para os brasileiros. “Escolheremos o nosso presidente. É uma disputa bastante acirrada, como aponta as pesquisas, e creio que as pessoas querem contribuir”, opinou.

No começo deste ano, logo que foi anunciado como juiz eleitoral, Barbatto percorreu várias escolas da cidade. Ele ministrou palestras com o objetivo de estimular os jovens a votarem. “Depois disso, vi que muitos foram tirar o Título de Eleitor. Foi uma experiência bacana”, falou.

 

0 Comentários

Deixe um Comentário

Login

Bem vindo! Faça login na sua conta

Lembre de mim Perdeu sua senha?

Lost Password